Fwupd 1.8.11 lançado com suporte para novos dispositivos, e mais

Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.8.11 com suporte para novos dispositivos, e mais. Confira as novidades dessa atualização.

O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.

Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware

Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.8.11 como mais um lançamento pontual para a última série estável fwupd 1.8.

Novidades do Fwupd 1.8.11

Fwupd 1.8.11 lançado com suporte para novos dispositivos, e mais
Fwupd 1.8.11 lançado com suporte para novos dispositivos, e mais

Chegando um mês após o fwupd 1.8.10, o lançamento do fwupd 1.8.11 está aqui para adicionar suporte para os dispositivos CalDigit Element Hub e CalDigit TS4 Dock, prefira o plug-in Intel USB4 sobre o plug-in Thunderbolt quando necessário, permita que o software de desktop iniba o sistema para evitar atualizações e adicionar suporte para reproduzir dispositivos USB para que possam ser emulados no CI.

O Fwupd 1.8.11 também apresenta suporte para instalar atualizações de firmware da bateria mesmo quando a energia está muito baixa, suporte para usar requisitos com depth = 0 e no parent, define automaticamente o atraso de remoção CCGX para analisar subcomponentes DMC, implementa um novo mecanismo para detectar e avisar os usuários com firmware NVMe 3B2QGXA7 quebrado e a capacidade de imprimir erros como objetos JSON ao usar o comando fwupdmgr --json.

Outras mudanças dignas de nota incluem a capacidade de aceitar apenas compactação de aplicativo/x-xz para a carga útil de metadados, suporte para retornar corretamente ao fornecedor compatível quando o fornecedor FDT está ausente, a capacidade de detectar o modo de fábrica CCGX e definir uma versão diferente de zero, e a capacidade de detectar firmware Insyde fixo que pode realmente usar o recurso Capsule-on-Disk.

Vários bugs foram corrigidos nesta versão para corrigir um pequeno vazamento de memória ao instalar o firmware TPS6598x, fazer o comando fwupdtool firmware-convert funcionar com formatos sem imagem, uma regressão ao baixar arquivos com o comando fwupdtool, compilar com o argumento -Dbuild=library para Flathub, bem como um aviso crítico que ocorreu ao analisar uma linha de comando vazia do kernel.

O Fwupd agora requer pelo menos o dobro do tamanho da cápsula no ESP durante a atualização, salva corretamente todos os sinalizadores de dispositivo no banco de dados pendente, indica atributos HSI que serão retornados apenas para fornecedores de CPU específicos, define a porcentagem e o status do dispositivo durante a duração do atualização, use o confinamento Snap estrito e suporte o uso de um shim atualizado se fornecido durante a atualização da cápsula.

Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.8.10 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Fwupd

A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.

Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.8.11 agora mesmo na página do projeto no GitHub.

Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.

E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.