Richard Hughes anunciou hoje o lançamento do FWUPD 1.7 com suporte para novo hardware, e muito mais. Confira as novidades dessa atualização.
O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.
Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware
Agora, Richard Hughes anunciou o lançamento do fwupd 1.7, um lançamento importante que apresenta novos recursos e melhorias.
Novidades do Fwupd 1.7
Fwupd 1.7 adiciona suporte para dispositivos Logitech que suportam o recurso Unified Battery, implementa uma solicitação interativa para reiniciar alguns dispositivos Logitech DFU, adiciona suporte para mais laptops StarBook com Coreboot e dispositivos PixArt e introduz suporte para instalação de LVFS (Linux Vendor Firmware Service) controlo remoto.
Esta versão também vem com FuCfuPayload e FuCfuOffer para uso futuro, suporte para um sinalizador de dispositivo ‘inalcançável’, a capacidade de criar contas de usuário Redfish automaticamente usando IPMI, suporte a adição de GUIDs para cada atributo de segurança HSI, bem como a capacidade de converter atributos de segurança para JSON e gravá-los no banco de dados.
Além disso, o fwupd 1.7 apresenta a capacidade de converter o script de teste do dispositivo em um subcomando fwupdmgr, melhora o suporte para vários dispositivos Synaptics CAPE, adiciona suporte para leitores de impressão digital Elan, adiciona suporte para periféricos Logitech Bolt, receptores e hardware de rádio, acrescenta suporte para dispositivos Logitech que suportam o protocolo de controlador em massa e adiciona suporte para hardware Union Point SPI.
Entre outras mudanças dignas de nota, o fwupd agora permite o uso de transferências de interrupção para dispositivos HID, espera que vários dispositivos sejam reconectados, apenas analisa os dispositivos SynapticsMST que ativaram e remove o suporte para a opção de linha de comando --ignore-power
. não funcionou para firmware UEFI.
Claro, vários bugs foram corrigidos para melhorar a estabilidade e confiabilidade do software. Por exemplo, o fwupd corrige uma regressão ao atualizar o dock Dell, um bug que afeta a sondagem do controlador de host Thunderbolt, bem como vários outros problemas, conforme detalhado no changelog do GitHub.
Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.7 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Fwupd
Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.7 agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.
E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak