E foi lançado o Fwupd 1.5.7 com suporte inicial para dispositivos BlueZ Bluetooth e mais. Confira as novidades dessa atualização.
O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.
Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware
Agora, Mario Limonciello anunciou o lançamento do fwupd 1.5.7, uma versão de manutenção que adiciona várias melhorias e novos recursos.
Novidades do Fwupd 1.5.7
Vindo apenas uma semana após o fwupd 1.5.6, o fwupd 1.5.7 está aqui com suporte inicial para dispositivos BlueZ Bluetooth, o que significa que em breve você poderá atualizar o firmware de seus dispositivos Bluetooth que suportam a pilha BlueZ Bluetooth do Linux.
Além disso, esta versão adiciona suporte para o conversor RTD21xx HDMI, suporte para mais dispositivos pixart, a capacidade de converter tipos de MBR em GPT GUIDs para ajudar a encontrar o ESP, bem como a capacidade de não mais atualizar um dispositivo Synaptics-mst que não não tem um ID de cliente.
Entre outras alterações, o fwupd agora garante que os metadados SBAT sejam adicionados corretamente e só permite a atualização de verificação para plug-ins que suportam o parâmetro CAN_VERIFY.
Algumas mudanças internas também estão presentes, como a movimentação da lógica de construção do plug-in para os próprios plug-ins e a remoção de páginas de heap não utilizadas após a inicialização.
Para saber mais sobre essa versão do Fwupd, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Fwupd
Para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak