E foi lançado o Fwupd 1.5.6 com suporte para o teclado System76, laptop Star LabTop Mk IV e mais. Confira as novidades dessa atualização.
O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.
Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware
Agora, Mario Limonciello anunciou o lançamento do fwupd 1.5.6.
Novidades do Fwupd 1.5.6
O Fwupd 1.5.6 faz parte das atualizações mensais do fwupd e apresenta suporte para o próximo teclado do System76, a capacidade de baixar firmware do IPFS (Sistema de Arquivos InterPlanetário) usando o comando fwupdmgr --ipfs
update e usando o daemon ipfs, suporte para StarLabs ‘Star Laptop LabTop Mk IV Linux, bem como suporte para dispositivos RMI PS2 encontrados em ThinkPads Lenovo mais recentes.
Além disso, esta versão adiciona suporte para microcontroladores GD32VF103 RISC-V, que são usados em placas de desenvolvimento como o Longan Nano, traz de volta a capacidade de usar um provedor de serviços externo (ESP) e adiciona metadados BAT ao binário EFI fwupd.
Existem também várias melhorias no fwupd 1.5.6, como a integração total do fwupd CI com o serviço oss-fuzz fuzzing do Google, uma restrição para o hardware Lenovo instalar várias cápsulas e verificar se a entrada fwupd BootXXXX existe em caso de falha, a capacidade de peça aos usuários para reinicializar seus sistemas ao fazer o downgrade do hardware e a capacidade de relatar o status de bloqueio de plug-ins UEFI e SuperIO.
Sobre as restrições, Richard Hughes disse que:
“Em alguns hardwares da Lenovo, estamos limitando o número de atualizações UEFI a serem implantadas em uma reinicialização, pois elas parecem ter um comportamento de coalescência de cápsula um tanto peculiar.”
Além disso, fwupd agora não permite mais flashing usando flashrom se BLE estiver habilitado, não analisa mais a imagem OptionROM e melhora o recurso switch-branch para permitir que os sistemas alternem entre Coreboot e EDK2.
Além disso, PCR0 foi incluído nos metadados do relatório e os dados UX agora estão instalados em um único arquivo tar.xz.
Vários bugs também foram corrigidos nesta versão, como o wraparound dnload wBlockNum para dispositivos ST, OOM ao usar grandes valores ArchiveSizeMax, vários lugares onde o plug-in Goodix MOC poderia travar e vários travamentos identificados pelo AddressSanitizer.
Além disso, fwupd agora é mais paranóico ao analisar buffers e dispositivos ASCII, limpa o sinalizador pendente durante a reinicialização do sistema, não exibe mais “Desconhecido [***]” para cada conexão de cliente e mostra um aviso de console sempre que o relógio do sistema não está definido .
Para saber mais sobre essa versão do Fwupd, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Fwupd
Para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak