Fwupd 1.3.6 lançado com suporte inicial ao Windows e mais

E foi lançado o Fwupd 1.3.6 com suporte inicial ao Windows e mais outros recursos. Confira as novidades dessa atualização.

Este foi um ano de muitas conquistas para o Fwupd/LVFS, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.

Fwupd 1.3.6 lançado com suporte inicial ao Windows e mais

Agora, o Fwupd 1.3.6 foi lançado para encerrar um ano de muito sucesso neste utilitário de atualização de firmware que funciona em conjunto com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para permitir a atualização de firmware/BIOS de hardware em sistemas Linux.

Novidades do Fwupd 1.3.6

Com o Fwupd 1.3.6, há novos plug-ins em torno do suporte ao TPM (Trusted Platform Module), garantindo que o protocolo do dispositivo corresponda ao valor de metadados e outras melhorias.

Há também várias correções na formatação da versão do BIOS da Dell, várias peculiaridades, melhorias no manuseio da identificação do fornecedor e outros itens menores.

Um outro item de trabalho em andamento com o Fwupd 1.3.6 é o suporte inicial ao Windows! O Fwupd agora pode ser compilado no MinGW e os conceitos básicos do Fwupd estão começando a funcionar no Microsoft Windows.

Essa pull request (solicitação de recebimento) detalha a introdução do suporte do Windows ao Fwupd, incluindo algumas semanas atrás, alguns dispositivos como o Dell Dock agora podem ser atualizados no Windows.

Neste ponto, o suporte ao Fwupd Windows ainda parece ser um trabalho em andamento, mas abre as portas para algumas possibilidades interessantes. Em particular, possível aumento do interesse no IHV agora que o flashing de firmware pode ser feito nos dois Windows e Linux da mesma maneira.

Vamos ver como isso afeta a adoção do Fwupd+LVFS à medida que avançamos para 2020.

Para saber mais sobre essa versão do Fwupd, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile