Funtoo Linux não chegou ao fim

Para a alegria de seus usuários, o sistema Funtoo Linux não chegou ao fim, pois seu fundador decidiu mudar o projeto para o “Modo Hobby”.

O Funtoo Linux é uma distribuição derivada do Gentoo, projetada para enfatizar desempenho, flexibilidade e recursos avançados de configuração.

Daniel Robbins, o fundador original do Gentoo Linux, o criou em 2008 após deixar seu cargo no Gentoo devido a visões diferentes com a Fundação Gentoo.

Como esperado, a distro mantém um relacionamento próximo com o Gentoo, compartilhando muitos dos mesmos princípios e designs arquitetônicos.

No entanto, o sistema diverge em aspectos importantes, como o sistema bootstrapping e Portage, sistema de perfis, mecanismo de atualizações da árvore central, etc.

No mês passado, Daniel Robbins anunciou o fim do Funtoo Linux; Mas agora, no entanto, ele decidiu mudar o projeto para o “Modo Hobby”.

Funtoo Linux não chegou ao fim

Funtoo Linux não chegou ao fim
Funtoo Linux não chegou ao fim

Sim. O Funtoo Linux não chegou ao fim. O Funtoo Linux, a ideia original de seu Benevolent Dictator For Life (BDFL) Daniel Robbins e fundador original do Gentoo Linux, está dando um passo para trás para o que seu fundador descreve como “Modo Hobby”.

“Decidi manter o Funtoo Linux funcionando de forma limitada. O Funtoo Linux entrará no “Modo Hobby”. Ele continuará como um projeto pessoal meu, mantido para mim. Você ainda poderá sincronizar o ego e obter atualizações periódicas. Você ainda pode usá-lo se quiser.”

Como informamos no final do mês passado, Robbins anunciou o término do projeto. Três semanas depois, no entanto, ele mudou essa intenção original.

Ok, o que esse “Modo Hobby” significa? Em suma, ele continuará recebendo sua atenção e manutenção pessoal.

Os usuários do Funtoo ainda poderão executar atualizações e manter seus sistemas, garantindo que, apesar da abordagem reduzida, o sistema operacional permanecerá funcional e amplamente atualizado para aqueles que optarem por mantê-lo.

No entanto, mudanças significativas estão no horizonte para a infraestrutura da comunidade Funtoo. O projeto descontinuará seu rastreador de bugs e repositórios de código da comunidade, mudando os fóruns e o wiki para o modo somente leitura.

Essa mudança sugere um afastamento da colaboração ativa da comunidade, direcionando os usuários para plataformas como o Reddit para autossuporte e discussão, em vez do canal Discord do projeto.

Robbins ofereceu uma tábua de salvação para aqueles profundamente integrados ao ecossistema Funtoo, particularmente aqueles que usam contêineres Funtoo. Ele está preparado para manter certos serviços de hospedagem de contêineres e planeja uma nova infraestrutura para dar suporte a projetos futuros.

Então, o que podemos concluir dessa situação? Estamos olhando para um sistema operacional de show individual, chamando-o de projeto pessoal, e agora ele está cortando seus canais oficiais da comunidade. Honestamente, isso soa mais como “Modo Coma” do que “Modo Hobby” para mim.

Dadas essas circunstâncias, a incerteza sobre o futuro do projeto e os movimentos imprevisíveis do proprietário, é desafiador ver quem confiaria no Funtoo daqui em diante.

Mas, gostemos ou não, essas coisas são parte do mundo de código aberto. De qualquer forma, obrigado por tudo, Funtoo!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.