Daniel Robbins anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o Funtoo Linux 1.3. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
O Funtoo Linux é uma distribuição baseada no Gentoo desenvolvida por Daniel Robbins (o fundador e ex-líder de projeto do Gentoo Linux) e uma equipe central de desenvolvedores, construída em torno de uma visão básica de melhoria das principais tecnologias no Gentoo Linux.
O Funtoo Linux possui suporte UTF-8 nativo habilitado por padrão, uma árvore do Portage distribuída baseada em git e sobreposição de Funtoo, um Portage aprimorado com árvore de mini-manifesto mais compacta, importações automatizadas de novas alterações do Gentoo a cada 12 horas, suporte de inicialização GPT/GUID e configuração de inicialização simplificada, configuração de rede aprimorada, Funtoo stages stable e current atualizados – todos construídos usando a ferramenta de construção Metro do Funtoo.
Novidades do Funtoo Linux 1.3
A versão 1.3 traz uma depreciação do suporte “multilib”, entre outras mudanças:
A capacidade das versões de 64 bits do Funtoo Linux para executar aplicativos herdados de 32 bits foi preterida, de modo que o Funtoo Linux para CPUs de 64 bits agora é apenas de 64 bits, o que costumava ser oferecido como uma compilação ‘pure64’ separada.
Isso foi feito porque o suporte de 32 bits foi criado originalmente como uma medida de intervalo de 15 anos para permitir uma transição perfeita para a computação de 64 bits.
E acreditando que chegou a hora de eliminar essa carga de manutenção e concentrar os esforços, que historicamente sido gasto em compatibilidade de 32 bits, em outras áreas.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Funtoo Linux 1.3
O projeto Funtoo não fornece imagens ISO de inicialização ou live. Em vez disso, os usuários são direcionados para o SystemRescueCd baseado no Gentoo para iniciar qualquer nova instalação.
Compilações otimizadas (ou “stages”) estão disponíveis para vários processadores AMD e Intel, bem como as arquiteturas ARM e ARM64 e os computadores de placa única Raspberry Pi e ODROID – visite a página ”Subarches’ do projeto para obter uma lista completa.
A imagem ISO do Funtoo Linux 1.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Um manual de instalação abrangente pode ser encontrado nesse endereço.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux