Roberto Dohnert anunciou o lançamento do Freespire 9, com base no Ubuntu 22.04 e Xfce 4.18. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Freespire já foi uma distribuição Linux administrada pela comunidade, patrocinada pela Linspire. O Freespire foi descontinuado em 2008. A partir de 2017, o Freespire se tornou um sistema operacional gratuito baseado no Ubuntu com o ambiente de desktop Xfce e administrado pela PC/OpenSystems LLC.
Essa é uma distro Linux baseada em Ubuntu orientada para desktop e alimentada por Xfce. Para quem não sabe, é o equivalente de código aberto do Linspire, mas contém principalmente componentes libre/FOSS.
Ela contém muitos dos mesmos pacotes de software que o Linspire, mas segue estritamente a filosofia do Software Livre e de Código Aberto de fornecer apenas software livre de licença.
Portanto, quaisquer pacotes Linspire que exijam que a equipe de desenvolvedores do Freespire com base na comunidade compre uma licença para redistribuir a distro são deixados de fora.
Além disso, o Freespire é uma distribuição Linux com uma história interessante. Tudo começou como Lindows OS vinte anos atrás, como um sistema operacional Linux fácil de usar com integração Wine.
O Lindows rapidamente se tornou popular entre os usuários que queriam se afastar do Windows, mas não sua aparência. Mas a Microsoft se opôs ao nome, tentou processar e falhou, então chegou a um acordo de licença e ganhou o apelido para si mesma.
Agora, Roberto Dohnert anunciou o lançamento do Freespire 9, a última atualização da distribuição do projeto baseada no Ubuntu com o desktop Xfce.
Novidades do Freespire 9
Baseado no sistema operacional Xubuntu 22.04.1 LTS (Jammy Jellyfish) da Canonical, o lançamento do Freespire 9.0 está aqui para oferecer aos usuários uma experiência Ubuntu sólida com a adição do mais recente e melhor ambiente de desktop Xfce 4.18.
Sob o capô, o Freespire 9.0 é alimentado pela série de kernel Linux 5.15 com suporte de longo prazo do Xubuntu 22.04 e, de acordo com seus desenvolvedores, não inclui nenhum codec proprietário ou código de software que não seja de código aberto.
Segundo o desenvolvedor líder e designer de distemas do Freespire, Roberto Dohnert:
“Com estabilidade e funcionalidade em mente, nossa equipe tem trabalhado para torná-lo ideal tanto para entusiastas de código aberto quanto para usuários de desktop. O Freespire 9.0 não inclui nenhum codec proprietário ou código de software que não seja de código aberto – embora, se necessário, eles estejam disponíveis nos repositórios do Ubuntu.”
O sistema inclui vários aplicativos populares, como o navegador Mozilla Firefox, o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird, o cliente HexChat IRC, o editor de imagens GIMP, o cliente Transmission BitTorrent, o reprodutor de mídia Parole, o reprodutor de música Rhythmbox, a suíte de escritório do ONLYOFFICE Desktop Editors e o utilitário balenaEtcher OS image flasher .
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Freespire 9
Você pode baixar o Freespire 9 agora mesmo do site oficial ou através do link de download direto abaixo. Comparado ao Linspire, que é uma distro comercial, o Linspire segue as diretrizes do software livre e não inclui nenhum código proprietário ou codecs.
A imagem ISO do Freespire 9 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux