A equipe de desenvolvimento do Freespire anunciou o lançamento do Freespire 9.5. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Freespire já foi uma distribuição Linux administrada pela comunidade, patrocinada pela Linspire. O Freespire foi descontinuado em 2008. A partir de 2017, o Freespire se tornou um sistema operacional gratuito baseado no Ubuntu com o ambiente de desktop Xfce e administrado pela PC/OpenSystems LLC.
Essa é uma distro Linux baseada em Ubuntu orientada para desktop e alimentada por Xfce. Para quem não sabe, é o equivalente de código aberto do Linspire, mas contém principalmente componentes libre/FOSS.
Ela contém muitos dos mesmos pacotes de software que o Linspire, mas segue estritamente a filosofia do Software Livre e de Código Aberto de fornecer apenas software livre de licença.
Portanto, quaisquer pacotes Linspire que exijam que a equipe de desenvolvedores do Freespire com base na comunidade compre uma licença para redistribuir a distro são deixados de fora.
Além disso, o Freespire é uma distribuição Linux com uma história interessante. Tudo começou como Lindows OS vinte anos atrás, como um sistema operacional Linux fácil de usar com integração Wine.
O Lindows rapidamente se tornou popular entre os usuários que queriam se afastar do Windows, mas não sua aparência. Mas a Microsoft se opôs ao nome, tentou processar e falhou, então chegou a um acordo de licença e ganhou o apelido para si mesma.
Agora, Roberto Dohnert anunciou o lançamento do Freespire 9, a última atualização da distribuição do projeto baseada no Ubuntu com o desktop Xfce.
Novidades do Freespire 9.5
Baseado no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), o lançamento do Freespire 9.5 (codinome Black Balloon) vem com uma bela aparência escura para seu ambiente de desktop GNOME 42.5 padrão, que foi personalizado com várias extensões GNOME para se parecer com a aparência do Windows 10, na tentativa de tornar o Freespire mais atraente para usuários que desejam usar o Linux em vez do Windows.
Sobre isso, os desenvolvedores disseram que:
“Embora sim, o ambiente de área de trabalho que usamos é o GNOME, muitos de nossos usuários e clientes nos disseram que desejam uma interface de usuário mais tradicional que não seja tão diferente do Windows 10 ou do Windows 11 e, nesta versão, entregamos que. Você tem o clássico menu ‘dock’ e ‘iniciar’. Se você preferir o layout tradicional do GNOME 4, é fácil voltar”
Além desse novo visual, o Freespire 9.5 vem com segurança e confiabilidade aprimoradas, sendo enviado com todas as atualizações mais recentes do lançamento upstream do Ubuntu a partir de 5 de maio de 2023, bem como correções para vários bugs e problemas que estavam presentes nas versões anteriores da série Freespire 9.0, lançada inicialmente com o ambiente de desktop Xfce.
Entre essas correções, os desenvolvedores observam o fato de que os aplicativos Python 3 não devem mais travar ou se recusar a iniciar, as resoluções adequadas agora são exibidas em conexões HDMI, os microfones de fone de ouvido Bluetooth agora devem funcionar corretamente, os aplicativos da web Google Chrome e Microsoft Edge agora aparecem em o menu de aplicativos e as chamadas de zoom não travam mais ao usar dispositivos de áudio Bluetooth.
Aqueles que desejam usar o Freespire no Ubuntu também devem saber que a distribuição vem com suporte para aplicativos Flatpak prontos para uso.
Além disso, você encontrará vários aplicativos que não estão incluídos no upstream, como a suíte de escritório OnlyOffice, o utilitário de flash USB balenaEtcher, o gerenciador de arquivos de dois painéis Midnight Commander e outros.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Freespire 9.5
Você pode baixar o Freespire 9.5 agora mesmo do site oficial ou através do link de download direto abaixo. Comparado ao Linspire, que é uma distro comercial, o Linspire segue as diretrizes do software livre e não inclui nenhum código proprietário ou codecs.
A imagem ISO do Freespire 9.5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux