Roberto Dohnert anunciou o lançamento do Freespire 7.7, com base no Xfce 4.16 e Kernel 5.4. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Freespire já foi uma distribuição Linux administrada pela comunidade, patrocinada pela Linspire. O Freespire foi descontinuado em 2008. A partir de 2017, o Freespire se tornou um sistema operacional gratuito baseado no Ubuntu com o ambiente de desktop Xfce e administrado pela PC/OpenSystems LLC.
Essa é uma distro Linux baseada em Ubuntu orientada para desktop e alimentada por Xfce. Para quem não sabe, é o equivalente de código aberto do Linspire, mas contém principalmente componentes libre/FOSS.
Ela contém muitos dos mesmos pacotes de software que o Linspire, mas segue estritamente a filosofia do Software Livre e de Código Aberto de fornecer apenas software livre de licença.
Portanto, quaisquer pacotes Linspire que exijam que a equipe de desenvolvedores do Freespire com base na comunidade compre uma licença para redistribuir a distro são deixados de fora.
Além disso, o Freespire é uma distribuição Linux com uma história interessante. Tudo começou como Lindows OS vinte anos atrás, como um sistema operacional Linux fácil de usar com integração Wine.
O Lindows rapidamente se tornou popular entre os usuários que queriam se afastar do Windows, mas não sua aparência. Mas a Microsoft se opôs ao nome, tentou processar e falhou, então chegou a um acordo de licença e ganhou o apelido para si mesma.
Quase 20 anos depois, Linspire ainda está vivo. E agora a equipe de desenvolvimento por trás dela anunciou que está se movendo em “uma direção totalmente nova” com o lançamento do Freespire 7.7.
Novidades do Freespire 7.7
Sim, a equipe de desenvolvimento de código aberto da PC/OpenSystems LLC lançará o Freespire 7.7. Esta atualização abre um novo rumo para os nossos produtos de distribuição Freespire, Linspire e Xandros, através da integração de aplicações na nuvem.
O Freespire 7.7 é baseado aqui no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) e ainda não incorpora nenhum codec de mídia proprietário.
Dito isso, vamos dar uma olhada no que há de novo no Freespire 7.7.
Basicamente, o Freespire 7.7 inclui:
- XFCE Desktop 4.16
- Kernel 5.4.0-80
- Synaptic
- Google Chrome 92
- DuckDuckGo definido como o mecanismo de pesquisa e página inicial padrão
- Ice SSB
- Kpatience
- Dreamchess
- Cliente Geary Mail
- Kolourpaint
- Parole
- Rhythmbox
- Caja agora é o gerenciador de arquivos padrão e Thunar ainda está na instalação básica
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Freespire 7.7
Você pode baixar o Freespire 7.7 agora mesmo do site oficial ou através do link de download direto abaixo. Comparado ao Linspire, que é uma distro comercial, o Linspire segue as diretrizes do software livre e não inclui nenhum código proprietário ou codecs.
A imagem ISO do Freespire 7.7 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux