O projeto FreeRDP lançou o FreeRDP 3.3 com correções de bugs e algumas melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
FreeRDP é um aplicativo que oferece uma implementação gratuita do Remote Desktop Protocol (RDP), desenvolvido com base nas especificações da Microsoft.
O FreeRDP é uma excelente implementação RDP para suporte de área de trabalho remota com sistemas Microsoft Windows e muito mais.
O projeto fornece uma biblioteca para integrar o suporte ao RDP em aplicativos de terceiros e um cliente que pode ser usado para conectar-se remotamente à área de trabalho do Windows.
E agora, foi anunciado o lançamento do FreeRDP 3.3.
Novidades do FreeRDP 3.3
Sim. Foi anunciado o lançamento da nova versão do FreeRDP 3.3.0, que é considerada uma versão secundária para a nova série 3.X.
O FreeRDP 3.3.0 contém correções de bugs, algumas melhorias de código, melhor suporte à área de transferência de imagens e, novamente, traz várias melhorias para o cliente SDL.
A nova versão do FreeRDP 3.3.0 se destaca pelas melhorias gerais de qualidade e limpeza de código, que garantem uma experiência mais fluida e estável, além de ter sido introduzida uma melhoria na área de transferência de imagens, mas ela permanece desabilitada por padrão.
Outro aspecto que se destaca nesta nova versão são as melhorias nas opções de compilação com CMake. Essas opções incluem:
- WINPR_UTILS_IMAGE_PNG: Ativa suporte PNG via libpng.
- CON_LODEPNG: Habilita suporte a PNG via lodepng.
- WINPR_UTILS_IMAGE_WEBP: ativa o suporte WEBP.
- WINPR_UTILS_IMAGE_JPEG: ativa o suporte JPEG.
- USE_EXECINFO: Controla a saída de rastreamentos de pilha usando execinfo.
- CON_WEBVIEW: Habilita montagem com WebView, desabilitado por padrão no Windows, macOS e Android.
- PLUGIN_ABS_PATHS_DEFAUL: Define o caminho padrão para o diretório de plugins.
Além disso, o FreeRDP 3.3.0 possui melhorias nas interfaces xfreerdp e wlfreerdp, pois foram aprimoradas para suportar a transferência de imagens em diversos formatos, incluindo JPG/JPEG, PNG, GIF, ICO e WEBP através da área de transferência.
Essa compatibilidade expandida facilita o compartilhamento de imagens entre aplicativos e melhora a experiência do usuário.
Destaca-se também a melhoria da implementação através da integração da biblioteca SDL. Este aprimoramento fornece suporte para personalização de teclas de atalho, permitindo que os usuários adaptem a interface às suas necessidades específicas e otimizem seu fluxo de trabalho.
Por outro lado, o carregamento de plugins agora só é permitido quando são especificados caminhos absolutos, o que garante uma gestão mais segura e controlada dos recursos e fez uma melhor seleção de algoritmos para conexões TLS, o que aumenta a segurança e a eficiência das comunicações criptografadas.
Foi adicionado suporte ao atributo WINPR_ATTR_MALLOC (malloc wrapper) para GCC e Clang, o que facilita o gerenciamento de memória e melhora a portabilidade do código, e um modo de operação de bloqueio foi implementado, o que provavelmente melhora a estabilidade e consistência do sistema, garantindo mais comportamento previsível em determinadas situações.
Para saber mais sobre essa versão do FreeRDP, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o FreeRDP 3.3
Para instalar a versão mais recente do FreeRDP nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o cliente de RDP FreeRDP no Linux