FreeNAS 11.2 RC 2 lançado – Confira as novidades e baixe

O projeto FreeNAS anunciou o lançamento da mais recente versão de seu sistema BSD, o FreeNAS 11.2 RC 2. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.


O FreeNAS é um minúsculo sistema operacional baseado no FreeBSD que fornece serviços gratuitos de Network Attached Storage (NAS) (CIFS, FTP e NFS).

FreeNAS 11.2 RC 2 lançado - Confira as novidades e baixe
FreeNAS 11.2 RC 2 lançado – Confira as novidades e baixe

FreeNAS é a maneira mais simples de criar um lugar centralizado e facilmente acessível para seus dados. Use o FreeNAS com o ZFS para proteger, armazenar, fazer backup, de todos os seus dados.

Por isso, FreeNAS é usado em todos os lugares, em casa, pequenas e grandes empresas.

A Interface Web do sistema simplifica as tarefas administrativas, pois todos os aspectos de um sistema FreeNAS podem ser gerenciados a partir de um navegador, em qualquer PC conectado a ele via rede.

O sistema operacional pode ser instalado em praticamente qualquer plataforma de hardware para compartilhar dados em uma rede.

Novidades do FreeNAS 11.2 RC 2

Esses principais recursos são novos na série 11.2:

A tela de login foi padronizada para a nova UI baseada em Angular 11.2. Os usuários que desejam continuar usando a interface clássica podem selecionar “LEGACY WEB INTERFACE” na tela de login.

A partir desta versão, há duas versões publicadas do Guia do Usuário: uma contém as capturas de tela da nova IU e a outra contém as capturas de tela da IU herdada.

A disponibilidade de ambas as versões do Guia é ajudar os usuários à medida que se familiarizam com a nova interface do usuário durante o período de transição, antes que a IU herdada seja reprovada em uma versão futura.

Ambas as versões contêm um seletor de menu, facilitando a navegação entre diferentes versões do Guia.

A reescrita da API antiga para o novo middlewared continua. Quando a API estabilizar e a reescrita estiver concluída, o api.freenas.org será substituído e substituído pela nova documentação da API.

Enquanto isso, para ver a documentação da API do novo middleware, faça login na nova interface do usuário, clique no URL do sistema FreeNAS na barra de localização do navegador e adicione/api/docs ao final desse URL.

O gerenciador de boot mudou do GRUB para o carregador de boot nativo do FreeBSD. Isso deve resolver vários problemas que alguns usuários tiveram com o GRUB.

O GRUB foi introduzido como uma solução temporária até o carregador de inicialização do FreeBSD ter suporte total para os ambientes de inicialização, o que ele agora possui.

O back-end de Plugins e Jails mudou de administrador para iocage e o administrador não receberá mais correções de bugs.

A nova interface do usuário usará automaticamente o iocage para criar e gerenciar plug-ins e jails. Os usuários são encorajados a recriar quaisquer Plugins e Jails existentes usando a nova interface do usuário para garantir que estejam executando as versões mais recentes de aplicativos suportados.

As máquinas virtuais são mais resistentes a acidentes.

Quando um convidado é iniciado, a quantidade de memória disponível é verificada e um erro de inicialização ocorrerá se houver recursos insuficientes do sistema.

Quando um convidado é parado, seus recursos são retornados ao sistema.

Além disso, a correção do menu de inicialização do UEFI permite que os kernels 4.15 e superiores do Linux sejam inicializados adequadamente.

O Cloud Sync Tasks fornece opções de configuração para criptografar dados antes de serem transmitidos e para mantê-los no formato criptografado enquanto armazenados na nuvem.

Os nomes dos arquivos também podem ser criptografados.

Suporte foi adicionado para discos com criptografia automática (SEDs).

O OpenZFS está atualizado com o Illumos e um pouco à frente devido ao suporte para scrubs ordenados que foram portados a partir do ZFS no Linux.

Aprimoramentos notáveis incluem programas de canal, remoção de disco de dados, importação de volume mais resiliente, capacidade de importar um pool com vdevs ausentes, pontos de verificação de pool, desempenho de ARC compactado aprimorado e lotes de ZIL.

Observe que muitos desses aprimoramentos precisam de mais testes, por isso ainda não foram integrados à interface do usuário.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o FreeNAS 11.2 RC 2

A imagem ISO do FreeNAS 11.2 RC 2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.