FreeDesktop.org e X.Org Foundation podem estar unindo forças oficialmente, o que fortalecerá ainda mais os dois projetos. Confira os detalhes desse assunto.
- Kubuntu ou KDE Neon? Qual a melhor opção para usar? Confira!
- NixOS – uma distribuição independente (e diferente) com KDE
- Como instalar cliente de Matrix NeoChat no Linux via Flatpak
O Freedesktop.org é um projeto que trabalha na interoperabilidade e no compartilhamento de tecnologia com base em ambientes para o X Window System, tanto em Linux quanto em outros sistemas operacionais semelhantes ao Unix.
Já o X.Org Server é a implementação livre e de código aberto de servidor de exibição para o sistema de janelas X11 gerenciado pela X.Org Foundation, que é hospedada pela freedesktop.org.
Ou seja, o FreeDesktop.org já faz parte do X.Org, dada a estrutura flexível do FreeDesktop.org, sendo que os principais membros/administradores fazem parte dos dois projetos, e o FreeDesktop.org é a plataforma de hospedagem do X.Org Server para o Mesa e muito mais.
FreeDesktop.org e X.Org Foundation podem estar unindo forças oficialmente
Agora, a boa notícia é que eles podem estar unindo forças oficialmente.
Como uma formalidade, a X.Org Foundation está buscando mudar o estatuto de sua fundação para refletir que a Fundação X.Org também deve…
“Apoiar projetos gratuitos e de código aberto através da infra-estrutura do freedesktop.org. Para projetos fora do escopo [da X.Org Foundation] o suporte estende-se apenas à hospedagem do projeto.”
Além dos componentes X.Org/Mesa/Wayland/input que estão sendo hospedados pelo FreeDesktop.org, o LibreOffice, o HarfBuzz, o GStreamer, o SPICE, o Plymouth, o UPower e muitos outros projetos de desktop de código aberto chamam o FreeDesktop de sua casa.
Esses projetos podem continuar sendo hospedados pelo FreeDesktop.org, mas seus desenvolvedores/membros não receberão a associação da X.Org Foundation, a menos que estejam envolvidos com os projetos do X.Org em torno da pilha de gráficos.
Se nenhuma questão importante surgir com as mudanças propostas pelos estatutos, ela será submetida a votação pelos membros da Fundação X.Org como parte das eleições para o próximo ano do X.org.