E foi lançado o FreeCAD 1 com um novo Assembly Workbench integrado, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
FreeCAD é um modelador 3D paramétrico de propósito geral baseada em recursos para CAD, MCAD, CAx, CAE e PLM. A modelagem paramétrica permite que você modifique facilmente seu projeto, voltando atrás no histórico do seu modelo e mudando seus parâmetros.
O FreeCAD é baseado no OpenCasCade, um kernel de geometria poderoso. Ele lê e escreve em diversos formatos de arquivo aberto como STEP, IGES, STL, SVG, DXF, OBJ, IFC, DAE e alguns formatos proprietários como DXF e DWG.
Além disso, sua interface é construída com Qt FreeCAD, ou seja, ele funciona exatamente da mesma maneira em plataformas Windows, Mac OS X e Linux.
O programa é voltado diretamente para engenharia mecânica e design de produto, mas que também se encaixa em uma ampla gama de usos em engenharia, tais como arquitetura ou outras especialidades de engenharia.
Para completar, o FreeCAD é 100% Open Source e extremamente modular, permitindo inúmeras possibilidades de personalização e de programação de extensões.
Agora, foi anunciado o lançamento do FreeCAD 1.
Novidades do FreeCAD 1
Os destaques do FreeCAD 1.0 incluem um novo Assembly Workbench integrado, a inclusão do código de mitigação do problema de nomenclatura topológica, um novo sistema de materiais para propriedades de aparência, um novo workbench BIM com melhores ferramentas de configuração e gerenciamento e melhor suporte IFC, bem como um novo logotipo.
A interface do usuário viu muitas melhorias nesta versão, incluindo um widget encaixável independente para mais flexibilidade, um indicador de centro de rotação, filtros de seleção para facilitar a seleção de vértices, arestas e faces, a sobreposição de widgets de encaixe, uma caixa de diálogo Preferências redesenhada com uma visualização em árvore e um novo seletor de bancada TabBar.
Além disso, há uma nova ferramenta de medição universal substituindo as antigas ferramentas de Medição de peça, suporte para definir a posição da fonte de luz, uma nova ferramenta “Alinhar à seleção”, um sistema de unidade de projeto, uma opção para classificar bancadas em ordem alfabética, novos filtros “Localizar arquivo” e “Localizar em arquivos” e muito mais.
Entre outras mudanças dignas de nota, o FreeCAD 1.0 adiciona suporte para usar funções vetoriais da API Vector em Expressões, introduz o contêiner de propriedade App::VarSet como um recurso principal para permitir que os usuários definam propriedades que podem ser usadas em modelos e renomeia a propriedade Attachment para AttachmentSupport, o que pode afetar a abertura do formato de arquivo em versões mais antigas do FreeCAD.
Os desenvolvedores disseram que:
“Embora precauções tenham sido tomadas para garantir que os arquivos criados com a nova versão 1.0 ainda possam ser abertos em versões mais antigas do FreeCAD, alguns novos recursos introduzidos na 1.0 não podem ser compreendidos por versões anteriores e podem fazer com que os modelos salvos com a 1.0 quebrem ou apresentem problemas quando abertos em versões anteriores do FreeCAD.”
Além disso, esta versão substitui o Start Workbench por uma nova página Start que parece mais moderna e consistente e apresenta uma nova seção de arquivo que inclui vários botões de início rápido e um widget simples de primeiro início.
O FreeCAD 1.0 também traz várias melhorias para o CAM Workbench (anteriormente Path Workbench), Draft Workbench, FEM Workbench, Material Workbench, Part Workbench, PartDesign Workbench, Sketcher Workbench, Spreadsheet Workbench e TechDraw Workbench, então confira as notas de versão para mais detalhes.
Para saber mais sobre essa versão do FreeCAD, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o FreeCAD
Para instalar a versão mais recente do FreeCAD nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o modeador 3D CAD FreeCAD no Linux via Flatpak
Como instalar o modelador FreeCAD no Linux via Snap
Instalando o FreeCAD no Ubuntu, Linux Mint e derivados