E foi lançado o FreeCAD 0.21 com melhorias na interface do usuário, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
FreeCAD é um modelador 3D paramétrico de propósito geral baseada em recursos para CAD, MCAD, CAx, CAE e PLM. A modelagem paramétrica permite que você modifique facilmente seu projeto, voltando atrás no histórico do seu modelo e mudando seus parâmetros.
O FreeCAD é baseado no OpenCasCade, um kernel de geometria poderoso. Ele lê e escreve em diversos formatos de arquivo aberto como STEP, IGES, STL, SVG, DXF, OBJ, IFC, DAE e alguns formatos proprietários como DXF e DWG.
Além disso, sua interface é construída com Qt FreeCAD, ou seja, ele funciona exatamente da mesma maneira em plataformas Windows, Mac OS X e Linux.
O programa é voltado diretamente para engenharia mecânica e design de produto, mas que também se encaixa em uma ampla gama de usos em engenharia, tais como arquitetura ou outras especialidades de engenharia.
Para completar, o FreeCAD é 100% Open Source e extremamente modular, permitindo inúmeras possibilidades de personalização e de programação de extensões.
Agora, foi anunciado o lançamento do FreeCAD 0.21.
Novidades do FreeCAD 0.21
No FreeCAD 0.21 implementadas diversas alterações e melhorias na interface do usuário, nas ferramentas, funções e muito mais.
Nesta nova versão lançada do FreeCAD 0.21, destaca-se que a interface do usuário do “cubo de navegação” foi atualizada para que não seja exibida em perspectiva quando a vista ortogonal 3D estiver ativa.
As faces dos cantos foram ampliadas e substituídas por faces hexagonais para facilitar o clique do mouse, além de bordas foram adicionadas ao redor dos botões e a seleção e o tamanho da fonte padrão foram aprimorados.
O menu Mini-cubo agora inclui uma caixa de seleção para alternar a mobilidade do cubo.
Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão é o novo suporte adicionado para cortar objetos que se cruzam na ferramenta Section Cut.
Além disso, no FreeCAD 0.21 as configurações fornecem a capacidade de alterar o estilo de exibição dos resultados da medição no ambiente para criar espaços em branco (PartDesign).
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- O seletor de workbench pode ser colocado não apenas na barra de ferramentas, mas também no menu.
- Adicionadas novas propriedades para usar em scripts.
- Funções adicionadas para criar objetos como vetores, matrizes, rotações e posições, bem como funções para trabalhar com matrizes: mrotate, mrotatex, mrotatey, mrotatez, mtranslate.
- Adicionadas ferramentas simples de gerenciamento de pacotes Python para atualizar e remover dependências instaladas automaticamente.
- Adicionado “modo de desenvolvedor” para facilitar a criação de um arquivo de metadados para cada plug-in.
- Ambientes estendidos para projeto arquitetônico (Arch), desenho bidimensional (Draft), análise de impacto (FEM, módulo de elementos finitos), criação de espaços em branco (PartDesign), geração de instruções G-code para máquinas CNC e impressoras 3D (Path ) , Esboços 2D – figuras (Sketcher), modelagem 2D e criação de projeções 2D de modelos 3D (TechDraw).
- O esquema de nomenclatura padrão para backups foi alterado (FCBak em vez de FCStd).
O FreeCAD 0.21 é um lançamento bastante excitante e notável. Aqueles que gostam de design auxiliado por computador podem descobrir mais sobre esta grande atualização do FreeCAD no FreeCAD Wiki.
Como instalar ou atualizar o FreeCAD
Para instalar a versão mais recente do FreeCAD nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o modeador 3D CAD FreeCAD no Linux via Flatpak
Instalando o FreeCAD no Ubuntu, Linux Mint e derivados