FreeCAD 0.21 lançado com melhorias na interface do usuário

E foi lançado o FreeCAD 0.21 com melhorias na interface do usuário, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

FreeCAD é um modelador 3D paramétrico de propósito geral baseada em recursos para CAD, MCAD, CAx, CAE e PLM. A modelagem paramétrica permite que você modifique facilmente seu projeto, voltando atrás no histórico do seu modelo e mudando seus parâmetros.

O FreeCAD é baseado no OpenCasCade, um kernel de geometria poderoso. Ele lê e escreve em diversos formatos de arquivo aberto como STEP, IGES, STL, SVG, DXF, OBJ, IFC, DAE e alguns formatos proprietários como DXF e DWG.

Além disso, sua interface é construída com Qt FreeCAD, ou seja, ele funciona exatamente da mesma maneira em plataformas Windows, Mac OS X e Linux.

O programa é voltado diretamente para engenharia mecânica e design de produto, mas que também se encaixa em uma ampla gama de usos em engenharia, tais como arquitetura ou outras especialidades de engenharia.

Para completar, o FreeCAD é 100% Open Source e extremamente modular, permitindo inúmeras possibilidades de personalização e de programação de extensões.

Agora, foi anunciado o lançamento do FreeCAD 0.21.

Novidades do FreeCAD 0.21

FreeCAD 0.21 lançado com melhorias na interface do usuário
FreeCAD 0.21 lançado com melhorias na interface do usuário

No FreeCAD 0.21 implementadas diversas alterações e melhorias na interface do usuário, nas ferramentas, funções e muito mais.

Nesta nova versão lançada do FreeCAD 0.21, destaca-se que a interface do usuário do “cubo de navegação” foi atualizada para que não seja exibida em perspectiva quando a vista ortogonal 3D estiver ativa.

As faces dos cantos foram ampliadas e substituídas por faces hexagonais para facilitar o clique do mouse, além de bordas foram adicionadas ao redor dos botões e a seleção e o tamanho da fonte padrão foram aprimorados.

O menu Mini-cubo agora inclui uma caixa de seleção para alternar a mobilidade do cubo.

Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão é o novo suporte adicionado para cortar objetos que se cruzam na ferramenta Section Cut.

Além disso, no FreeCAD 0.21 as configurações fornecem a capacidade de alterar o estilo de exibição dos resultados da medição no ambiente para criar espaços em branco (PartDesign).

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • O seletor de workbench pode ser colocado não apenas na barra de ferramentas, mas também no menu.
  • Adicionadas novas propriedades para usar em scripts.
  • Funções adicionadas para criar objetos como vetores, matrizes, rotações e posições, bem como funções para trabalhar com matrizes: mrotate, mrotatex, mrotatey, mrotatez, mtranslate.
  • Adicionadas ferramentas simples de gerenciamento de pacotes Python para atualizar e remover dependências instaladas automaticamente.
  • Adicionado “modo de desenvolvedor” para facilitar a criação de um arquivo de metadados para cada plug-in.
  • Ambientes estendidos para projeto arquitetônico (Arch), desenho bidimensional (Draft), análise de impacto (FEM, módulo de elementos finitos), criação de espaços em branco (PartDesign), geração de instruções G-code para máquinas CNC e impressoras 3D (Path ) , Esboços 2D – figuras (Sketcher), modelagem 2D e criação de projeções 2D de modelos 3D (TechDraw).
  • O esquema de nomenclatura padrão para backups foi alterado (FCBak em vez de FCStd).

O FreeCAD 0.21 é um lançamento bastante excitante e notável. Aqueles que gostam de design auxiliado por computador podem descobrir mais sobre esta grande atualização do FreeCAD no FreeCAD Wiki.

Como instalar ou atualizar o FreeCAD

Para instalar a versão mais recente do FreeCAD nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o modeador 3D CAD FreeCAD no Linux via Flatpak
Instalando o FreeCAD no Ubuntu, Linux Mint e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.