Depois de trabalhar um bom tempo com um versão defasada do compilado GCC, o FreeBSD 13 está se preparando para finalmente aposentar o GCC 4.2. Entenda!
O GCC, ou GNU Compiler Collection é um conjunto de compiladores de linguagens de programação produzido pelo projeto GNU para ser usado na construção de um sistema operacional semelhante ao Unix livre

O GCC 4.2.1 está defasado desde 2007 e, embora tenha havido muitas atualizações para a Coleção de Compiladores GNU durante a década, essa versão permanece um tanto comum no BSD, justamente por ser a última versão sob a licença GPLv2.
O GCC 4.2.2 e o mais novo mudaram para a GPLv3+ e é por isso que vários BSDs mantiveram o GCC 4.2.1 ou, pelo menos, o mantiveram em seu repositório de base.
Mas agora para o FreeBSD 13, esta versão antiga do GCC está pronta para ser retirada, já que o FreeBSD já está bastante focado no LLVM Clang como seu compilador padrão, ao mesmo tempo em que oferece novas versões do GCC através de seu sistema de gerenciamento de pacotes.
- Como instalar o conjunto de jogos Librerama no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Maldita Castilla no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Snowball no Linux via Snap
- Como instalar o jogo The Battle for Wesnoth no Linux via Flatpak
FreeBSD 13 está se preparando para finalmente aposentar o GCC 4.2
Para alcançar o objetivo e remover o GCC 4.2.1 um cronograma firme foi estabelecido antes do lançamento do FreeBSD 13 do próximo ano.
Esta timeline inclui a eliminação do GCC 4.2.1 de compilações de integração contínua no final do mês e a desativação do GCC 4.2.1 do universe por padrão.
No final do ano civil, eles desativarão o GCC 4.2.1 por padrão e, no final de março, quando removerão o código do compilador inteiramente de seu SVN.
No próximo mês, eles também pretendem descartar plataformas não-Clang que não são suportadas pelo LLVM em árvore ou convertidas em uma cadeia de ferramentas externa.
O principal risco aqui é para as arquiteturas de CPU menos comuns, onde o suporte ao compilador LLVM/Clang não está tão bem.
“A linha do tempo dá ao powerpc, mips, mips64 e sparc64 9 meses para se integrar em um compilador em árvore, ou para ter uma solução externa de toolchain comprovada. Isto está no topo dos muitos anos de avisos sobre este ser o jogo final da integração do clang.”
Mais detalhes na lista de discussão do FreeBSD.
O que está sendo falado no blog
- Descontos imperdíveis: Jackery Explorer 5000 Plus e Anker SOLIX a preços baixos
- COSMIC Alpha 7 traz novas funcionalidades de acessibilidade e espaços de trabalho fixos
- Como instalar o editor EDID wxEDID no Linux via Flatpak
- Rumores sobre o iPhone 17 Pro: Novas Cores e Melhorias no iOS 19
- GStreamer 1.26.1 traz correções cruciais e melhorias de desempenho