A equipe do FreeBSD anunciou a disponibilidade do FreeBSD 13.2 RC3. Confira as novidades e descubra onde baixar.
O FreeBSD é um sistema operacional UNIX para as plataformas i386, amd64, IA-64, arm, MIPS, powerpc, ppc64, PC-98 e UltraSPARC com base no lançamento U.C. Berkeley’s “4.4BSD-Lite”, com alguns aprimoramentos do “4.4BSD-Lite2”.
O sistema também se baseia indiretamente no porte de U.C da William Jolitz. U.C. Berkeley’s “Net/2” to the i386, para o i386, conhecido como “386BSD”, embora muito pouco do código 386BSD permaneça atualmente nele.
O FreeBSD é usado por empresas, provedores de serviços de Internet, pesquisadores, profissionais de informática, estudantes e usuários domésticos em todo o mundo em seus trabalhos, educação e recreação.
O sistema vem com mais de 20.000 pacotes (software pré-compilado que é empacotado para fácil instalação), cobrindo uma ampla gama de áreas: de software de servidor, bancos de dados e servidores web, software de desktop, jogos, navegadores e software de negócios.
Agora, o terceiro e potencialmente último candidato a lançamento do FreeBSD 13.2 está agora disponível para testes antes do planejado estável 13.2-RELEASE no final de março.
Novidades do FreeBSD 13.2 RC3
FreeBSD 13.2 vem coletando muitas atualizações para este lançamento de ponto antes do FreeBSD 14 como o próximo grande lançamento de recursos previsto para o final deste ano.
O FreeBSD 13.2 reintroduz o driver WireGuard em sua árvore de origem para o popular túnel VPN seguro de código aberto, ASLR (Address Space Layout Randomization) está habilitado para executáveis de 64 bits por padrão, aprimoramentos do hipervisor Bhyve, suporte aprimorado para Intel Alder Lake, Kdump tem suporte para decodificar chamadas do sistema Linux e uma variedade de outras atualizações de software e outras melhorias em seu kernel.
Com o lançamento do FreeBSD 13.2-RC3 deste fim de semana, agora está incluído o OpenSSH 9.3 lançado recentemente, uma grande correção de desempenho para makefs ao lidar com sistemas de arquivos MS-DOS e alterações na geração de ID de host/máquina.
A Netflix patrocinou o trabalho em makefs para tornar a criação do sistema de arquivos MSDOS “rápida”.
O patch explicou que:
“Adicione brelse (bp) ausente. Sem ele, o cache cresce e temos uma pesquisa n^2. Não tenho certeza de por que lemos o bloco antes de escrevê-lo de volta, já que o único efeito colateral disso é alocar memória, limpar a memória, lê-la do disco, jogá-la fora com o conteúdo do arquivo que está sendo gravado. Provavelmente deveríamos apenas fazer um getblk() aqui, mas mesmo com tudo isso, isso leva tempo leva para criar uma imagem msdos fs de 150 MB de 5 minutos para 30 segundos.”
Sim, uma linha de adição de código mudou a queda do tempo de criação do MS-DOS do makefs de 5 minutos e 18 segundos para meros 31 segundos. há mais espaço para melhorias.
Para saber mais sobre essa versão, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o FreeBSD 13.2 RC3
FreeBSD 13.2 RC3 agora está disponível para as arquiteturas amd64, i386, powerpc, powerpc64, sparc64, armv6 e aarch64.
A imagem ISO do FreeBSD 13.2 RC3 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux