Para atender quem desenvolve para a arquitetura, a Framework anunciou uma placa-mãe RISC-V para seus laptops modulares.
Os laptops da Framework apresentam placas-mãe projetadas para serem removidas e substituídas, facilitando reparos e atualizações.
Mas esse design também torna possível pegar um laptop originalmente fornecido com um chip Intel, por exemplo, e trocar a placa-mãe por uma com processador AMD.
E, em breve você também poderá adicionar um processador RISC-V a um Framework Laptop 13.
Framework anunciou uma placa-mãe RISC-V para seus laptops modulares
Framework anunciou uma colaboração com DeepComputing para criar uma nova placa-mãe DeepComputing RISC-V com processador StarFive JH7110.
Esse chip possui quatro núcleos de processador SiFive U74 RISC-V de 64 bits com suporte para velocidades de até 1,5 GHz, gráficos Imagination BXE-4-32 e suporte para reprodução de vídeo de até 4K e codificação de vídeo de até 1080p.
Não é exatamente o processador RISC-V mais rápido do mercado, e um Framework Laptop com este chip não será exatamente competitivo com as outras opções da empresa quando se trata de desempenho ou funcionalidade.
Mas a arquitetura RISC-V gerou muita agitação nos últimos anos como um padrão aberto que pode ser licenciado, adaptado e implementado sem o pagamento de royalties.
Framework afirma que o objetivo é oferecer a placa-mãe RISC-V para desenvolvedores e amadores que desejam testar e/ou escrever código para RISC-V.
Não se destina ao público em geral e terá suporte limitado para sistemas operacionais e aplicativos até que mais desenvolvedores coloquem as mãos em hardware como este.
O processador também não é o único fator que limitará o desempenho da placa-mãe RISC-V. A memória está soldada à placa-mãe e não pode ser atualizada. E a placa usa cartões eMMC e microSD para armazenamento, em vez de SSDs PCIe NVMe.
Preço e disponibilidade serão anunciados próximo ao lançamento.
Enquanto isso, é interessante notar que este anúncio ocorre no momento em que dois outros laptops RISC-V estão à venda. O MUSE Book e o DC Roma II com processadores octa-core SpacemiT K1 já estão disponíveis com preços a partir de US$ 299 e US$ 399, respectivamente.