Conheça o Framedeck, um cyberdeck DIY alimentado por uma placa-mãe Framework. Confira os detalhes desse inusitado computador.
As pessoas da comunidade Cyberdeck têm aproveitado a tecnologia moderna para construir computadores portáteis retro-futuristas nos últimos anos, aproveitando os avanços na impressão 3D, a capacidade de obter componentes eletrônicos de todo o mundo e a disponibilidade de computadores de placa única versáteis, como a linha de dispositivos Raspberry Pi.
O novo Framedeck é um pouco diferente, pois é um dos primeiros a ser alimentado por uma placas-mãe Framework. Isso significa que este Cyberdeck moderno tem a coragem de um laptop decente de 2021.
Framedeck, um cyberdeck DIY alimentado por uma placa-mãe Framework
Framework faz um laptop modular que permite aos usuários trocar qualquer uma das 4 portas do dispositivo para adicionar uma porta diferente, armazenamento adicional ou outra funcionalidade.
A empresa também começou recentemente a vender placas-mãe de laptop que os clientes podem usar para atualizar ou substituir a placa-mãe e o processador em um Framework Laptop existente ou usar como um computador autônomo… ou a base para um sistema DIY como o Framedeck.
Embora o Framedeck não seja o primeiro computador retrô DIY que vimos construído em torno de um Framework Mainboard, é um dos primeiros que coloca o hardware do laptop em um tipo diferente de shell móvel.
Inspirado no TRS-80 Modelo 100, o Framedeck é uma placa de computador com tela sensível ao toque IPS LCD de 7 polegadas e 1024 x 600 pixels, teclado personalizado de 36 teclas, trackball, alto-falantes estéreo, dois USB-C acessíveis ao usuário portas, uma placa sem fio Intel AX210 e a bateria de 55 Wh do Framework dentro de uma caixa transparente de acrílico cortada a laser.
O design é totalmente de código aberto e você pode encontrar uma lista de peças, descrição do processo de construção e arquivos de design para o caso e todos os componentes impressos em 3D no Github.
O desenvolvedor do Framedeck, Brickbots, também responde perguntas sobre o projeto em um tópico no subreddit do Cyberdeck.