Como instalar o instalador de fontes Font Finder no Linux via Flatpak

Se você está procurando por um aplicativo de fonte decente para Linux, conheça e veja como instalar o Font Finder no Linux via Flatpak.

Talvez você esteja trabalhando em um projeto que requer algumas fontes bonitas, ou procurando melhorar seu desktop com uma nova fonte do sistema, ou talvez você queira suas fontes favoritas na web, na sua área de trabalho, prontas para usar em memes úmidos e capturas de tela doentias. Para tudo isso, Font Finder pode ser a solução.

Como instalar o instalador de fontes Font Finder no Linux via Flatpak

Font Finder é um aplicativo gratuito de código aberto para Linux que permite filtrar, classificar e instalar fontes do imenso arquivo do Google Fonts.

Se você ainda não conhece, o Google Fonts é um repositório on-line repleto de centenas de fontes e fontes de código-fonte aberto que podem ser usadas ​​gratuitamente em projetos da Web, aplicativos, ilustrações, memes e qualquer outra coisa.

O Font Finder traz este repositório para o desktop Linux, ajudando você a instalar fácil e rapidamente o Fonts Google no Linux. Tudo o que você quer fazer com as fontes web do Google, este aplicativo ajuda você a fazê-lo.

Se o aplicativo parecer familiar, é porque ele é meio que uma port Rust de um antigo aplicativo GTK chamado TypeCatcher, sobre o qual já escrevi antes nesse artigo.

Como instalar fontes Web do Google no Ubuntu com TypeCatcher

Como o Type Catcher, o Font Finder facilita a navegação, o download e a instalação a partir de centenas de fontes no Google Fonts, mas com a capacidade adicional de filtrar fontes por categoria:

  • Serif (COm serifa)
  • Sans Serif (Sem serifa)
  • Display (Exibição)
  • Handwriting (Caligrafia)
  • Monospace (Monosepaçada)

Portanto, se você estiver atrás de uma nova fonte de terminal, uma serifa sassy ou uma fonte de exibição para o seu sistema, use esses filtros para restringir rapidamente a fontes específicas para esses casos de uso:

O aplicativo também permite que você faça várias outras tarefas, como:

  • Pesquisa por nome de fonte (inclui preenchimento automático);
  • Ajustar o tamanho da fonte na pré-visualização;
  • Opção para ver fontes ‘instaladas’;
  • Botão fácil de instalar/desinstalar para todas as fontes web.

Como instalar o Font Finder no Linux via Flatpak

Para instalar o Font Finder no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Depois, você pode instalar o Font Finder no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/io.github.mmstick.FontFinder.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update io.github.mmstick.FontFinder

Passo 4. E se precisar desinstalar o programa, execute o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall io.github.mmstick.FontFinder

Ou

flatpak uninstall io.github.mmstick.FontFinder

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run io.github.mmstick.FontFinder em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite fontfinder ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile