E foi lançado o Flutter 2.5 com melhorias de desempenho e muito mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O Flutter é o kit de ferramentas de interface do usuário do Google para criar aplicativos belos e compilados de forma nativa para dispositivos móveis, Web e desktop a partir de uma única base de código.
Flutter é considerado uma alternativa ao React Native e permite o lançamento de aplicações para diferentes plataformas, incluindo iOS, Android, Windows, macOS e Linux, baseadas na mesma base de código, bem como aplicativos para serem executados em navegadores.
A maior parte do código Flutter é implementado em Dart, e o tempo de execução para aplicativos em execução é escrito em C++. Ao desenvolver aplicativos, além da linguagem nativa Flutter Dart, você pode usar a interface de função externa Dart para chamar o código C / C ++.
A portabilidade do Flutter também se estende a dispositivos embarcados, ou seja, a dispositivos menores como o Raspberry Pi e o Google Home Hub.
Neste ponto, diz o Google, uma das plataformas incorporadas onde o Flutter já está operando é baseada em sistemas operacionais de tela inteligente que alimentam empresas como o Google Home Hub.
E, agora, foi lançado o Flutter 2.5 com melhorias de desempenho e muito mais.
Novidades do Flutter 2.5
No Flutter 2.5 foram feitas importantes otimizações de desempenho, o trabalho começou para o suporte ao Apple M1, bem como várias melhorias, suporte para tela cheia no Android, a implementação de “Material You” e muito mais.
Nesta nova versão do Flutter 2.5, as mudanças mais importantes que se destacam são, por exemplo, a pré-compilação de shaders para a API Metal graphics que é implementada nas plataformas iOS e macOS, já que nesta nova versão a eficiência foi melhorada assíncrona processamento de eventos.
Além do problema de atrasos durante a liberação de memória do coletor de lixo de imagens não utilizadas também foi resolvido (por exemplo, durante a reprodução de um GIF animado de 20 segundos, o número de operações de coleta de lixo foi reduzido de 400 para 4 atrasos na transferência de mensagens entre Dart e Objective-C/Swift foram reduzidos em até 50% (iOS) ou Java/Kotlin (Android).
Das mudanças relacionadas ao Android, foi estabelecido o suporte para o funcionamento de aplicativos em modo de tela cheia, além de dar continuidade à implementação do conceito de design “Material You”, promovido como uma variante do Material Design of Next Generation .
Um novo estado MaterialState.scrolledUnder também foi adicionado no Flutter 2.5, a exibição dinâmica de barras de rolagem ao redimensionar foi implementada e uma nova interface foi proposta para exibir banners com notificações.
E os recursos do plug-in para trabalhar com a câmera foram significativamente expandidos, nos quais existem ferramentas para controlar o foco automático, exposição, flash, zoom, supressão de ruído e resolução.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão do Flutter 2.5:
- Várias correções e melhorias para a estrutura
- Adicionar notificações de rolagem métrica
- Novos recursos de edição de texto
- Ferramentas de desenvolvedor aprimoradas (DevTools) com um modo de relógio de widget atualizado, bem como ferramentas para detectar atrasos no desenho e rastrear compilações de sombreador.
- Plug-ins aprimorados para Visual Studio Code e IntelliJ/Android Studio.
- Os trabalhos já começaram nesta versão, no suporte para aplicativos Flutter criados no Apple Silicon M1 que rodam nativamente em simuladores ARM iOS.
Por fim, se você quiser saber mais sobre esta nova versão do Flutter 2, pode verificar os detalhes no anúncio original.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Flutter 2.5 nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o mobile app SDK Flutter no Linux via Snap