E foi lançado o Flowblade 2.18 com gerador de rolagem de créditos, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Flowblade é um editor de vídeo não linear multipista que oferece um fluxo de trabalho configurável.
Gratuito e um software livre para Linux (coberto pela licença GPL3), Ele fornece ferramentas poderosas para mixar e filtrar áudio e vídeo: cortar ou juntar vídeos, criar filmes a partir de clipes de vídeo, áudio e arquivos gráficos e assim por diante.
Flowblade é um sistema de edição de vídeo não linear multipista, que permite compor filmes e vídeos a partir de um conjunto de vídeos, arquivos de som e imagens individuais.
O editor fornece ferramentas para cortar clipes no quadro mais próximo, processá-los com filtros e sobrepor imagens para incorporação em vídeo. Você pode definir livremente a ordem em que as ferramentas são aplicadas e ajustar o comportamento da linha do tempo.
O Flowblade inclui ferramentas de edição como mover ou aparar, composição de imagem com 10 compositores e recursos de animações de mixagem, zoom, movimentação e rotação, filtragem de imagem e áudio (com mais de 50 filtros de imagem e mais de 30 filtros de áudio), ferramenta de título integrada, G Ferramenta de efeitos MIC, para citar apenas algumas das coisas que essa ferramenta pode fazer.
Agora, o projeto lançou o Flowblade 2.18.
Novidades do Flowblade 2.18
O Flowblade 2.18 introduziu o Gerador de rolagem de créditos, permitindo adicionar textos animados com efeitos de rolagem ou paginação, como a lista de nomes envolvidos na criação de um filme ou programa de TV.
E a apresentação de texto e as alterações de layout são controladas usando um pouco de marcação inspirada no MarkDown.
O lançamento também renomeou o gerador Hex Colors para Color Polygons, que também adicionou suporte à criação de formas quadradas e triangulares. E o gerador de animação multilinha foi atualizado com os novos tipos de fundo Lines Solid from Left e Lines Solid from Right.
Com o Flowblade 2.18, agora é fácil desacelerar, acelerar ou reverter a reprodução de videoclipes.
Basta clicar com o botão direito em um videoclipe na linha do tempo e você verá a nova opção de menu de contexto Slow Motion com capacidade de aumentar/diminuir a velocidade de reprodução, reverter e restaurar a mídia original.
A nova versão também reformulou a IU. Agora, ela tem uma nova caixa de diálogo “Informações e dados do projeto”, exibe o perfil do projeto na barra superior e adiciona funcionalidade de seleção de caixa à ferramenta Inserir, bem como ações de silenciar e ativar o som para pop-up multiclipe.
Outras mudanças no Flowblade 2.18 incluem:
- Os geradores fizeram uso de renderizações padrão de videoclipes apropriados em vez de sequências de quadros. Isso proporcionou um bom desempenho para geradores de animação de texto.
- Tornou o novo editor de botão de link HTML disponível para ser usado com o gerador para vincular a recursos externos, por exemplo, documentação adicionada.
- Suporte para renderização de vídeos VP9 WebM com canal alfa
- Mover para a visualização de 3 colunas para trabalhos quando exibidos no painel da coluna esquerda
- Tornar o tamanho mínimo do painel de mídia configurável
- Adicionar atalhos de teclado para mostrar o escopo do vetor e rgbparade
- Melhorar a inicialização dos estados expandidos dos painéis de edição de filtro após movimentações ou adições de máscara
- Bem como várias correções de bugs e outras atualizações.
Para saber mais sobre essa versão do Flowblade, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Flowblade
Para instalar a versão mais recente do Flowblade nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeo Flowblade no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de vídeo Flowblade no Ubuntu, Debian e derivados