E foi lançado o Flowblade 2.10 com alterações, melhorias e correções, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Flowblade é um editor de vídeo não linear multipista que oferece um fluxo de trabalho configurável.
Gratuito e um software livre para Linux (coberto pela licença GPL3), Ele fornece ferramentas poderosas para mixar e filtrar áudio e vídeo: cortar ou juntar vídeos, criar filmes a partir de clipes de vídeo, áudio e arquivos gráficos e assim por diante.
Flowblade é um sistema de edição de vídeo não linear multipista, que permite compor filmes e vídeos a partir de um conjunto de vídeos, arquivos de som e imagens individuais.
O editor fornece ferramentas para cortar clipes no quadro mais próximo, processá-los com filtros e sobrepor imagens para incorporação em vídeo. Você pode definir livremente a ordem em que as ferramentas são aplicadas e ajustar o comportamento da linha do tempo.
O Flowblade inclui ferramentas de edição como mover ou aparar, composição de imagem com 10 compositores e recursos de animações de mixagem, zoom, movimentação e rotação, filtragem de imagem e áudio (com mais de 50 filtros de imagem e mais de 30 filtros de áudio), ferramenta de título integrada, G Ferramenta de efeitos MIC, para citar apenas algumas das coisas que essa ferramenta pode fazer.
Agora, o projeto lançou o Flowblade 2.10.
Novidades do Flowblade 2.10
Sim. Após dois anos e meio de desenvolvimento, foi anunciado o lançamento da nova versão do “Flowblade 2.10”, uma versão na qual foi adicionado um grande número de alterações, melhorias incrementais e correções de bugs acumulados desde a versão anterior.
Nesta nova versão vinda do Flowblade 2.10 por padrão, um novo tema de design de interface escuro é proposto, além do modo de composição “Full Track” ativado, substituindo o modo de composição “Top Down Free Move” oferecido acima, que é deixado como um opção.
O novo modo está mais próximo dos métodos de composição usados em outros editores de vídeo e é mais compreensível para novos usuários.
Outra das alterações que se destaca nesta nova versão é a substituição dos geradores de padrões (Pattern Producer), por um sistema de “Generators”.
Geradores são elementos de mídia editáveis que criam mídia quando colocados em uma linha do tempo. Na versão 2.10 foram preparados 6 geradores para trabalhar com texto animado, fundo e efeitos de transição.
Além disso, também podemos descobrir que a API de desenvolvimento do plug-in Fluxity foi adicionada para facilitar a criação de geradores de conteúdo, como textos animados, que podem ser criados com muito mais facilidade com Python e mídia renderizada.
Também digno de nota é a adição de novos modos de interpolação de quadro-chave: além da interpolação linear disponível anteriormente, os modos de interpolação suavizada e discreta foram adicionados.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Os painéis de edição dedicados para Filtros e Compositores foram combinados em um único painel ‘Editar’. As propriedades do construtor também são editadas neste painel.
- As opções de codificação agora são apresentadas usando uma caixa de combinação categorizada que permite, por exemplo, diferenciar mais claramente as novas opções de renderização da GPU.
- Pré-iluminação do mouse Os ícones clicáveis agora são pré-iluminados sob o mouse, melhorando a interatividade da interface do usuário.
- Layouts predefinidos disponíveis em um botão na barra de menu superior.
- A edição do botão da barra intermediária e a funcionalidade de seleção de layout foram combinadas.
- Um novo menu com ações que podem ser aplicadas a vários clipes é apresentado quando vários clipes são selecionados na linha do tempo e um menu de contexto do botão direito é aberto. Os editores de quadro-chave agora têm menus de hambúrguer que adicionam novos recursos e substituem os menus antigos acessados por meio de ícones de quadro-chave nas laterais.
- Os quadros-chave agora têm menus de contexto do botão direito do mouse com opções para configurar a interpolação do quadro-chave. Atalhos de teclado de filtro rápido
- O recurso Adicionar pasta de mídia permite que o usuário importe vários itens de mídia de uma pasta em uma única ação. O usuário pode controlar o tipo de arquivo e o número máximo de arquivos a serem adicionados.
- Novos filtros: Trails, Glitch, Choppy, RGB Shift.
- Codificação de vídeo acelerada por GPU para formatos h.264 em sistemas com GPUs AMD e Intel (via VAAPI) e formatos HEVC e h.264 em sistemas com GPUs NVIDIA (via NVENC).
Para saber mais sobre essa versão do Flowblade, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Flowblade
Para instalar a versão mais recente do Flowblade nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeo Flowblade no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de vídeo Flowblade no Ubuntu, Debian e derivados