Floating Dock é a dock perfeita para a área de trabalho do GNOME 40

Quem quer usar a atual versão do Gnome, vale a pena conferir porque a Floating Dock é a dock perfeita para a área de trabalho do GNOME 40.

Se você sentir falta da extensão Dash to Dock no ambiente de desktop GNOME 40, há um substituto que você pode usar agora, chamado Floating Dock.

Floating Dock é a dock perfeita para a área de trabalho do GNOME 40

Floating Dock é a dock perfeita para a área de trabalho do GNOME 40
Floating Dock é a dock perfeita para a área de trabalho do GNOME 40

Floating Dock não é uma extensão nova para a área de trabalho GNOME, mas foi recentemente atualizado por seu criador para funcionar no ambiente de área de trabalho GNOME 40 mais recente, permitindo que você tenha um dock sempre visível (ou oculto) na tela para iniciar aplicativos.

Como você deve saber, o ambiente de área de trabalho GNOME 40 vem com uma grande reformulação da Visão Geral das Atividades que também move o dock do lado esquerdo da tela para a parte inferior.

Para alguns, isso torna a navegação muito mais fácil, mas acredito que outros sentirão a falta de ter uma dock sempre ativa.

Embora eu possa instalar um dock de terceiros como o Plank dos repositórios, a extensão Floating Dock torna as coisas muito mais fáceis até que uma extensão mais avançada como Dash to Dock acrescente suporte para GNOME 40.

O fato é que o Floating Dock é bastante avançado, não apenas permitindo que você inicie seus aplicativos favoritos, mas também é útil se você deseja alternar rapidamente entre vários espaços de trabalho e aplicativos em execução usando a roda do mouse.

Mas a melhor coisa que gosto no Floating Dock é que você pode colocá-lo em praticamente qualquer lugar da sua mesa.

Ela não tem locais predefinidos como esquerda, direita, inferior ou superior, você apenas arrasta o ícone azul pontilhado para qualquer lugar que quiser, mesmo no meio da tela (mas por que você faria isso?).

Além disso, o Floating Dock apresenta o chamado “modo Vi” que pode ser ativado com o atalho de teclado Ctrl + Alt + K se você deseja iniciar aplicativos por meio do teclado.

Assim, clicar com o botão direito do mouse no ícone pontilhado azul oferece controles rápidos de energia, como desligar, fazer logout, suspender e tela de bloqueio.

A posição do dock, vertical ou horizontal e esquerda ou direita, também pode ser definida clicando com o botão direito do mouse no ícone pontilhado azul, que permanecerá visível na tela o tempo todo.
Floating Dock é a dock perfeita para a área de trabalho do GNOME 40
Floating Dock é a dock perfeita para a área de trabalho do GNOME 40
Se você estiver usando o navegador Mozilla Firefox e tiver o complemento de integração GNOME Shell instalado, poderá instalar a extensão Floating Dock com um único clique do mouse no site GNOME Shell Extensions.

Uma coisa que esqueci de mencionar é que o dock do GNOME não será substituído, então você terá que desativá-lo com a extensão Just Perfection.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

2 comentários em “Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.