Flatpak 1.7 entrou em desenvolvimento com novos recursos e melhorias

O mantenedor do Flatpak informou que o Flatpak 1.7 entrou em desenvolvimento com novos recursos e melhorias. Confira o que vem por aí!

O Flatpak é a tecnologia de próxima geração para a construção e instalação de aplicativos de desktop, que promete revolucionar a forma de instalar programas no Linux.

Flatpak 1.7 entrou em desenvolvimento com novos recursos e melhorias
Flatpak 1.7 entrou em desenvolvimento com novos recursos e melhorias

Agora, Alexander Larsson, mantenedor do Flatpak, anunciou uma nova série de versões instáveis ​​do formato binário universal para sistemas operacionais baseados em Linux, o Flatpak 1.7.

Flatpak 1.7 entrou em desenvolvimento com novos recursos e melhorias

A série Flatpak 1.7 é lançada com uma grande mudança, a instalação simplificada do suporte OSTree P2P (ponto a ponto).

Como tal, o Flatpak 1.7 e versões posteriores não suportam mais a instalação de aplicativos de pares da rede local.

Além disso, o carregamento lateral de um dispositivo USB local não será mais automático e os usuários devem habilitar o recurso configurando um repositório sideload.

O repositório sideload pode ser criado através da ligação simbólica de /var/lib/flatpak/sideload-repos ou /run/flatpak/sideload-repos, disse Alexander Larsson, que promete que o suporte ao P2P será mais eficiente devido a essa alteração.

A primeira versão da série instável Flatpak 1.7 também apresenta novas permissões de sistema de arquivos “host-etc” e “host-os” para dar acesso ao sistema /usr e /etc.

Além disso, torna o libsystemd opcional no configure, introduz a montagem somente leitura dos soquetes do diário e torna o diretório host /lib acessível como /run/host/lib, se um aplicativo Flatpak tiver acesso ao sistema de arquivos.

Sob o capô, o código Flatpak foi simplificado e agora usa o variant-schema-compiler para gerar um código mais eficiente para analisar arquivos GVariant do OSTree, um sistema para versionar atualizações de sistemas operacionais baseados em Linux.

Por último, mas não menos importante, o componente de exportação de documento obtém suporte para diretórios de exportação, o que requer a nova versão do portal, e o recurso de migração do DConf agora suporta números de versão nos caminhos dos objetos.

Enquanto isso, a versão estável do Flatpak 1.6.3 também chegou hoje com uma correção para uma regressão no cálculo de progresso de aplicativos usando dados extras, bubblewrap 0.4.1, uma correção para falha no “reparo flatpak” que ocorreu quando nenhum controle remoto foi configurado , autenticador OCI atualizado e traduções atualizadas.

Como instalar ou atualizar o Flatpak 1.7

O Flatpak 1.7.1 pode ser baixado na página do projeto no GitHub, mas não é recomendado para uso em produção. Muito provavelmente, a série instável Flatpak 1.7 será lançada na versão estável 1.8.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 285

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.