E o Flatpak 1.6 foi lançado com suporte a downloads autenticados/protegidos e outros recursos. Confira os detalhes desse importante lançamento.
Flatpak é a tecnologia de próxima geração para a construção e instalação de aplicativos de desktop, que promete revolucionar a forma de instalar programas no Linux.
Flatpak é um concorrente direto do formato Snap, pois é um tipo de sistema de gerenciamento de aplicativos multissistema, pois funciona no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE, Red Hat, Mint, Endless, Arch, Gentoo, Solus, Alpine, Mageia, Pop!_OS, elementary OS e nos derivados destes.
Agora, o Flatpak 1.6 foi lançado, tornando-se o ponto culminante da série de desenvolvimento Flatpak 1.5.
Novidades do Flatpak 1.6
Uma das maiores adições ao 1.5/1.6 é a introdução do suporte a downloads protegidos/autenticados com o Flatpak como parte de seus planos para permitir a “compra de aplicativos” via Flathub, seja um cenário de doação/pagamento do que você deseja ou finalmente, permitindo que aplicativos comerciais sejam disponibilizados via Flathub.
Essa atualização do Flatpak apresenta as interfaces preliminares para este tratamento Flatpak autenticado/protegido para aplicativos “pagos”.
O Flatpak 1.6 também possui melhorias no self-sandboxing, uma nova opção de permissão para acesso direto ao CUPS para impressão e várias limpezas e outras melhorias no código.
Há também uma nova API de portal, como Matthias Clasen falou hoje em seu blog.
Para saber mais sobre essa versão do Flatpak, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
Como instalar ou atualizar o Flatpak 1.6
Essa versão do Flatpak em breve estará disponível como uma atualização de sistema na sua distro favorita, aí bastará fazer a atualização.
E se você ainda não tem o recurso no seu sistema, para instalar a versão mais recente do Flatpak nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux