E foi lançado o Flatpak 1.5 com novos recursos e muitas melhorias. Confira todas as novidades desse update e atualize seu sistema.
Flatpak é um sistema de pacotes independentes que não estão vinculados a distribuições Linux específicas e que são executados em um contêiner especial que isola o aplicativo do resto do sistema.
O Flatpak pode simplificar a distribuição de programas que não fazem parte dos repositórios de distribuição padrão ao preparar um contêiner universal, sem gerar conjuntos separados para cada distribuição.
Para os usuários que se preocupam com a segurança, o Flatpak permite que você execute um aplicativo em um contêiner, fornecendo acesso apenas a funções de rede e arquivos de usuário associados ao aplicativo.
Agora, essa estrutura de sandboxing e distribuição de aplicativos Linux foi atualizada para a versão 1.5, uma versão importante que apresenta muitas melhorias e novos recursos.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
Novidades do Flatpak 1.5
Os destaques da versão Flatpak 1.5 incluem a nova opção “–or-update” do comando “flatpak install” para executar uma operação de atualização se o aplicativo já estiver instalado, bem como um novo comando “flatpak mask” que permite fixar o aplicativo versões e evita downloads automáticos.
O Flatpak agora sempre gera um histórico para imagens e o flatpak-session-helper agora se vincula a mais bibliotecas.
Uma nova chave de configuração chamada “idiomas padrão” também foi adicionada no Flatpak 1.5 para permitir adições à lista de sistemas em vez de substituí-la.
Além disso, o Flatpak 1.5 também apresenta suporte para atualizações automáticas e a capacidade de monitorar atualizações de aplicativos do portal Flatpak, suporte para imagens marcadas com rótulos e anotações e suporte para mimetipos de Docker.
E entre as correções de erros e outras alterações implementadas na versão Flatpak 1.5, podemos mencionar pequenos ajustes no comportamento e na saída da linha de comando (CLI), atualizações aprimoradas de serviços exportados com dbus-broken, bem como a capacidade de desinstalar aplicativos mesmo se o controle remoto de origem foi removido a força.
Fora isso, o Flatpak 1.5 não exibirá mais as colunas Arch na saída do terminal, se forem iguais e abordará alguns casos em que os controles remotos de origem não foram removidos corretamente.
O Flatpak 1.5 também deve estar disponível para instalação nos repositórios de software estáveis da sua distribuição GNU / Linux favorita nos próximos dias, que é a maneira recomendada para todos os usuários atualizarem suas instalações do Flatpak. Mais detalhes sobre a versão Flatpak 1.5 estão disponíveis no GitHub.
Para saber mais sobre essa versão do Flatpak, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Flatpak 1.5
Flatpak 1.5 em breve estará disponível como uma atualização de sistema na sua distro favorita, aí bastará fazer a atualização.
E se você ainda não tem o recurso no seu sistema, para instalar a versão mais recente do Flatpak nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux
O que está sendo falado no blog
- Krita 4.2.7 lançado com uma grande lista de correções e melhorias
- Calibre 4 lançado depois de dois anos sem atualizações
- Total War: WARHAMMER II – O DLC de Hunter & the Beast lançado para Linux e Mac
- Flatpak 1.5 lançado com novos recursos e muitas melhorias
- Usuários do Solus 4 estão entre os primeiros a usar o GNOME 3.34