O Flatpak 1.5.1 foi lnçado recentemente e traz suporte inicial a aplicativos pagos. Confira os detalhes desse importante lançamento.
Em uma pesquisa no Twitter, na qual foi perguntado que tipo de sistema/pacote de instalação era preferido pelos usuários. Quase 60% dos usuários continuam preferindo o sistema tradicional (repositórios), seguido pelos pacotes Snap, próximos ao Flatpak e um pouco mais além do AppImage.
Admito que fiquei surpreso, em parte porque parece que o Flathub é mais popular que o Snapfraft.
Provavelmente, as preferências não serão alteradas quando o Flatpak 1.5.1 for lançado oficialmente. A versão estável mais recente foi lançada no início de outubro.
O Flatpak 1.5.1 foi lançado recentemente como uma versão de desenvolvimento. Entre as novidades incluídas, duas que falam em transações se destacam. Aparentemente, essa tecnologia de aplicativo sandbox para Linux está se preparando para receber pagamentos através do Flathub.
Novidades do Flatpak 1.5.1
Inicialmente, o que eles estão avaliando é incluir a possibilidade de doações, algo como no AppCenter do elementar OS, mas não está descartado que, no futuro, existam aplicativos que só possam ser instalados após o pagamento.
Outra mudança notável no Flatpak 1.5.1 é que haverá aplicativos protegidos e downloads autenticados.
Essas funções ainda não estão disponíveis na versão estável do Flatpak, mas na versão atualmente em desenvolvimento para os desenvolvedores começarem a experimentá-las.
Por outro lado, o suporte opcional para o controle dos pais também foi incluído e o gerenciamento foi aprimorado em situações em que o disco rígido tem pouco espaço.
- Como instalar o jogo de corrida SuperTuxKart no Linux
- Como instalar o jogo Sonic 3: Angel Island Revisited no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
Claro, mencionar pagamentos não ajudaria os usuários a preferir os pacotes Flatpak em vez dos softwares Snap ou repositórios tradicionais, mas as doações não são novidade.
A maioria dos desenvolvedores os aceita nos sites de seus respectivos projetos, então a única coisa que o Flatpak 1.5.1 estaria fazendo é nos oferecer um atalho. Vamos começar a ver aplicativos pagos apenas no Flathub ainda por serem vistos.
Como instalar ou atualizar o Flatpak 1.5.1
Flatpak 1.5 em breve estará disponível como uma atualização de sistema na sua distro favorita, aí bastará fazer a atualização.
E se você ainda não tem o recurso no seu sistema, para instalar a versão mais recente do Flatpak nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 263