Com o recente pré-lançamento da próxima versão, descobrimos que o Flatpak 1.15.7 removerá versões obsoletas de driver automaticamente.
O Flatpak é a tecnologia de próxima geração para a construção e instalação de aplicativos de desktop, que promete revolucionar a forma de instalar programas no Linux.
Concorrente direto do formato Snap, Flatpak é um tipo de sistema de gerenciamento de aplicativos multissistema, pois funciona no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE, Red Hat, Mint, Endless, Arch, Gentoo, Solus, Alpine, Mageia, Pop!_OS, elementary OS e nos derivados destes.
Essa tecnologia inclui um ambiente de sandbox (caixa de areia), chamada Bubblewrap. Com isso, é possível executar aplicações isoladas do resto do sistema, o que resulta em mais segurança.
Para ver uma lista de aplicativos suportados por essa tecnologia, acesse esse a página de programas do projeto.
Para ver uma lista de distribuições que suportam essa tecnologiapágina Quick Setup do projeto.
Agora, Simon McVittie lançou o pré-lançamento do Flatpak 1.15.7 na quarta-feira com algumas mudanças notáveis.
Flatpak 1.15.7 removerá versões obsoletas de driver automaticamente
Flatpak continua evoluindo bem para esta solução líder de sandbox e distribuição de aplicativos, amplamente usada em muitas distribuições Linux diferentes que, combinadas com Flathub, facilitam o acesso aos aplicativos.
Introduzido no Flatpak 1.15.7 agora está a capacidade de remover automaticamente versões de driver obsoletas e outras referências removidas automaticamente.
Isso ajudará a eliminar o excesso de bagagem que se acumula ao longo do tempo, removendo automaticamente tempos de execução em fim de vida que não são mais usados.
À medida que o sistema é atualizado para usar novos drivers/tempos de execução, os antigos podem ser removidos automaticamente.
Flatpak 1.15.7 também adiciona o argumento “--socket=inherit-wayland-socket
” para herdar o ambiente de soquete Wayland existente e recarrega automaticamente a configuração do barramento de sessão D-Bus ao instalar ou atualizar aplicativos para garantir que quaisquer serviços D-Bus exportados sejam reconhecido.
Flatpak 1.15.7 também elimina o suporte existente ao sistema de construção Autotools em favor do Meson.
O sistema de compilação Meson tem funcionado muito bem para Flatpak e agora é o único sistema de compilação, semelhante a muitos outros projetos de código aberto que abandonaram o Autotools para Meson.
Esta atualização do Flatpak é complementada por uma série de correções de bugs, desde problemas de D-Bus e Wayland até correção de vazamentos de memória, melhoria da segurança do sinal assíncrono e melhorias na documentação.