O Flatpak 1.12.3 foi lançado com suporte para mais configurações do PulseAudio, e mais. Confira os detalhes dessa atualização, e atualize.
Flatpak é a tecnologia de próxima geração para a construção e instalação de aplicativos de desktop, que promete revolucionar a forma de instalar programas no Linux.
O Flatpak é um concorrente direto do formato Snap, pois é um tipo de sistema de gerenciamento de aplicativos multissistema, pois funciona no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE, Red Hat, Mint, Endless, Arch, Gentoo, Solus, Alpine, Mageia, Pop!_OS, elementary OS e nos derivados destes.
Agora, Alexander Larsson lançou hoje o Flatpak 1.12.3 como a terceira atualização de manutenção para a mais recente série estável Flatpak 1.12 desta estrutura de distribuição e sandboxing de aplicativos Linux de código aberto e popular.
Novidades do Flatpak 1.12.3
O Flatpak 1.12.3 é uma atualização importante, pois corrige dois problemas críticos de segurança encontrados no Flatpak, como CVE-2021-4386, uma vulnerabilidade que pode permitir que um repositório malicioso envie metadados de aplicativos inválidos de forma que as permissões do aplicativo fiquem ocultas durante a instalação.
Também foi corrigido um problema que afeta o componente flatpak-builder do Flatpak, que pode fazer com que os comandos flatpak-builder --mirror-screenshots-url
acessem arquivos fora do diretório de compilação.
Segundo as notas de lançamento.
“A correção para isso é feita no flatpak, tornando o
--nofilesystem=host
e--nofilesystem=home
mais poderosos. Anteriormente, eles apenas removeram o acesso ao local específico, ou seja,--nofilesystem=host
negado —filesystem=host
, mas não--filesytem=/some/dir
.”
Esta é uma pequena alteração no comportamento, pois pode alterar o comportamento de uma substituição com essas opções específicas, no entanto, é provável que o novo comportamento tenha sido o esperado.
Além dessas correções de segurança, a versão Flatpak 1.12.3 adiciona suporte para mais configurações do PulseAudio, como as usadas no WSL2, melhora o manuseio de atualizações de extensão de vários repositórios, melhora a saída da linha de comando para destinos não terminais e corrige o comando flatpak run --session-bus
.
Além disso, ele atualiza o preenchimento automático do bash para que não funcione mais em aliases de nome de comando, corrige anotações “Since” (Desde) em sinais FlatpakTransaction e adiciona a capacidade de verificar somas de verificação de caches de resumo para melhorar o tratamento de corrupção de arquivos locais.
Entre outras mudanças, o Flatpak 1.12.3 melhora o download de dados extras para lidar adequadamente com codificações de conteúdo compactado e corrigir a verificação de somas de verificação e adiciona pequenas melhorias aos comandos de lista, reparo e pesquisa.
Por último, mas não menos importante, a nova atualização corrige a instalação inicial de aplicativos Flatpak com IDs renomeados, corrige uma regressão nas atualizações de controles remotos não enumerados, corrige a construção com PyParsing 3.0.4 ou posterior, adiciona mais testes e atualiza a documentação e vários traduções.
O Flatpak 1.10.6 também foi lançado para aqueles que ainda usam a série Flatpak 1.10, que inclui correções para os dois importantes problemas de segurança mencionados acima, bem como mensagens de diagnóstico aprimoradas quando as regras de secomp não podem ser aplicadas e tratamento de erros aprimorado para o syscalls que são bloqueadas quando não estão usando o argumento --devel
.
Além disso, se você estiver interessado em instalar aplicativos Flatpak, vá em frente e navegue no portal Flathub ou pesquise por flatpak aqui no Blog.
Como instalar ou atualizar o Flatpak
O Flatpak 1.12.3 estará disponível como uma atualização de sistema na sua distro favorita, aí bastará fazer a atualização.
E se você ainda não tem o recurso no seu sistema, para instalar a versão mais recente do Flatpak nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux