O Flatpak 1.10.2 foi lançado com uma correção para uma falha agrave e muito mais. Confira os detalhes desse importante lançamento.
Flatpak é a tecnologia de próxima geração para a construção e instalação de aplicativos de desktop, que promete revolucionar a forma de instalar programas no Linux.
O Flatpak é um concorrente direto do formato Snap, pois é um tipo de sistema de gerenciamento de aplicativos multissistema, pois funciona no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE, Red Hat, Mint, Endless, Arch, Gentoo, Solus, Alpine, Mageia, Pop!_OS, elementary OS e nos derivados destes.
Agora, o mantenedor do Flatpak Alexander Larsson anunciou o lançamento do Flatpak 1.10.2,como a segunda atualização de manutenção na última série estável do Flatpak 1.10 e um importante patch de segurança.
Novidades do Flatpak 1.10.2
Flatpak 1.10.2 não é uma grande atualização, mas está aqui para resolver uma vulnerabilidade de segurança que pode levar a possíveis ataques em que um aplicativo Flatpak poderia obter acesso a arquivos no sistema operacional host por meio de um arquivo .desktop formatado personalizado.
Esta versão também corrige alguns vazamentos de memória e inclui várias correções de teste e inclui uma correção para um problema com cookies X11 no sistema operacional openSUSE Linux.
Portanto, é altamente recomendável que você atualize suas instalações do Flatpak para a versão 1.10.2 assim que ela chegar aos repositórios estáveis da sua distribuição.
Além dessas correções de bug e segurança, a versão pontual Flatpak 1.10.2 adiciona as variáveis G_BEGIN e END_DECLS aos cabeçalhos da biblioteca para uso em C++, melhora o portal de geração para lidar melhor com nomes de arquivos não UTF8 e atualiza a documentação.
Os mantenedores do sistema operacional Linux e usuários experientes do Linux que desejam compilar o Flatpak a partir de fontes podem baixar o tarball agora mesmo no GitHub.
Flatpak é uma das estruturas de distribuição e sandbox de aplicativos Linux mais usadas para distribuições Linux.
Ele permite que você instale aplicativos que não estão disponíveis nos repositórios da sua distribuição ou que estão disponíveis em fornecedores terceirizados com apenas alguns cliques.
Para obter mais detalhes sobre o Flatpak, que é compatível com muitas distribuições Linux populares atualmente, você pode visitar o site oficial.
Além disso, se você estiver interessado em instalar aplicativos Flatpak, vá em frente e navegue no portal Flathub ou pesquise por flatpak aqui no Blog.
Como instalar ou atualizar o Flatpak
Em breve essa versão estará disponível como uma atualização de sistema na sua distro favorita, aí bastará fazer a atualização.
E se você ainda não tem o recurso no seu sistema, para instalar a versão mais recente do Flatpak nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux