Considerado uma das principais fontes de software para Linux da atualidade, o Flathub já teve mais de 2 bilhões de downloads de aplicativos.
Fundado para fornecer uma plataforma unificada para distribuição de aplicativos em todas as distribuições Linux, o Flathub se tornou um hub central para usuários que buscam software diversificado.
Desde utilitários essenciais e ferramentas de produtividade até jogos e software de desenvolvimento, Flathub oferece aplicativos compatíveis em diferentes distros Linux, simplificando o processo de instalação e melhorando o acesso ao software.
E, mais recentemente, o Flathub atingiu 2 bilhões de downloads.
Flathub já teve mais de 2 bilhões de downloads de aplicativos
Na verdade, o Flathub já teve mais de 2 bilhões de downloads de aplicativos. Mas o que é particularmente notável é que em apenas um ano, desde maio de 2023, quando o Flathub atingiu mil milhões de downloads, a plataforma duplicou esse número para 2 mil milhões.
Atualmente, a plataforma hospeda mais de 2.600 aplicativos divididos nos dez grupos a seguir:
- Jogos: 630
- Utilitários: 621
- Rede: 306
- Áudio e Vídeo: 295
- Ferramentas de desenvolvedor: 245
- Gráficos e Fotografia: 245
- Produtividade: 229
- Educação: 190
- Ciência: 117
- Sistema: 101
As estatísticas divulgadas sobre o número de downloads por país também são intrigantes.
Com quase 440 milhões de downloads, os EUA são o líder absoluto entre os usuários de aplicativos Flatpak. A Alemanha ocupa o segundo lugar com 203 milhões de downloads, com o Brasil completando os três primeiros lugares com cerca de 187 milhões.
Existem duas razões principais pelas quais o Flathub é frequentemente escolhido como a principal fonte de software junto com os gerenciadores de pacotes nativos das distribuições Linux.
Em primeiro lugar, Flatpak é um formato agnóstico em termos de distribuição. Em outras palavras, não importa qual distribuição você usa; desde que tenha suporte Flatpak disponível, você pode aproveitar as vantagens do software disponível no Flathub.
Em segundo lugar, o software é novo. Embora grande parte do software do Flathub também esteja disponível nos repositórios das respectivas distribuições como pacotes de instalação específicos da distribuição, muitas vezes não é a versão mais atual.
Por outro lado, no Flathub, é mais provável que você encontre rapidamente os lançamentos de software mais atualizados, às vezes assim que são lançados ou logo depois.
Então, que conclusão se pode tirar de tudo o que foi dito até agora?
No geral, à medida que o Flathub continua a crescer e evoluir, continuará a desempenhar um papel cada vez mais central na definição do futuro do ecossistema Linux.
Embora existam outros formatos como AppImage e Snap do Ubuntu para distribuição de software independente de distribuição, Flatpak é atualmente a escolha mais popular entre os usuários. Tudo indica que esta tendência não mudará tão cedo e apenas se consolidará.
As estatísticas são baseadas em dados de 2018 em diante. Para mais informações, visite a página de estatísticas do Flathub.
Quer saber mais sobre o formato Flatpak? confira esse tutorial:
Como instalar, remover e gerenciar aplicativos Flatpak no Linux