Considerado a maior fonte de aplicativos no formato Flatpak, o Flathub já tem mais de um milhão de usuários ativos.
Depois de atingir um bilhão de downloads em maio de 2023, Flathub, lar de centenas de aplicativos e jogos para Linux, atingiu outro grande marco, um milhão de usuários ativos (e crescendo).
Flathub já tem mais de um milhão de usuários ativos
A loja de aplicativos Linux agora atende 1,6 bilhão de downloads de mais de 2.400 aplicativos no formato binário universal em sandbox Flatpak.
Flathub é um repositório centralizado de aplicativos Flatpak que fornece aos usuários Linux inúmeros aplicativos e jogos que eles podem instalar em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux com o mínimo de esforço, graças ao formato binário universal em sandbox conhecido como Flatpak.
Flathub é atualmente uma das lojas de aplicativos mais populares para Linux, atendendo 1,6 bilhão de downloads de mais de 2.400 aplicativos no formato Flatpak, dos quais mais de 850 aplicativos foram verificados por seus autores originais.
E agora, Flathub anunciou com orgulho hoje que ultrapassou 1 milhão de usuários ativos de aplicativos Flatpak.
“Podemos observar o número de downloads de atualizações de uma versão recente deste tempo de execução para estimar quantas instalações ativas estão disponíveis para obter Flatpaks do Flathub. Esta metodologia revela que, nos últimos meses, houve mais de um milhão de atualizações de cada uma das versões mais recentes do tempo de execução do FreeDesktop SDK, o que significa que ultrapassamos a marca de um milhão de usuários ativos.”
A equipe acredita que o recente crescimento de usuários vem de vários fatores, incluindo a disponibilidade de alguns aplicativos muito populares (por exemplo, Firefox, Thunderbird, VLC, Spotify, OBS Studio, Google Chrome, Telegram), suporte para aplicativos novos e verificados, a inclusão do Flathub como fonte de aplicativo padrão para o modo desktop do Steam Deck, bem como a crescente adoção entre muitas distribuições GNU/Linux populares como Fedora Linux, Linux Mint, KDE neon e outras.
Mas eles são incansáveis em sua busca para se tornarem a fonte número um de aplicativos para Linux, prometendo muitas vantagens em um futuro próximo, incluindo suporte para aplicativos pagos, uma nova estrutura organizacional para Flathub, melhorias na documentação, colaboração com desenvolvedores terceirizados e ISVs, bem como curadoria e apresentação aprimorada de aplicativos.