Depois do intenso trabalho de uma pequena equipe de desenvolvedores independentes Firmware aberto do modem do PinePhone já suporta áudio, GPS e mais.
A maioria dos smartphones modernos executa dois sistemas operacionais diferentes – há aquele com o qual você interage diretamente e há o firmware em execução no sistema de modem em um chip, que é basicamente como seu próprio pequeno computador.
Portanto, até mesmo um telefone como o PinePhone, projetado para rodar sistemas operacionais de código aberto (geralmente baseados em Linux), pode ser fornecido com firmware proprietário de código fechado instalado no modem Quectel E25-G do telefone.
Mas alguns meses atrás, uma pequena equipe de desenvolvedores independentes lançou uma alternativa de código aberto. Era um pouco bugado na época, mas quase não tinha “blobs” proprietários.
Firmware aberto do modem do PinePhone já suporta áudio, GPS e mais
Desde então, os desenvolvedores Biktor e Konrad continuaram trabalhando em seu software, e agora está muito perto de ser um substituto totalmente funcional para o firmware do modem padrão do PinePhone.
Embora as primeiras versões do firmware do modem de código aberto tenham uma série de problemas conhecidos, as versões recentes têm:
- Adicionado suporte para GPS
- Gerenciamento de energia aprimorado
- Velocidade de inicialização acelerada
- Correção de bugs de áudio na chamada para a maioria (talvez todos) os cenários de uso
Isso significa que o firmware de código aberto agora pode fazer quase tudo que o firmware de estoque pode… embora seja possível que ainda haja alguns bugs para resolver. Você pode encontrar mais detalhes nas notas de lançamento no GitHub.
Também há muito mais informações disponíveis na página do projeto PinePhone Modem SDK da Biktorgj no GitHub, e se você quiser tentar atualizar o firmware do modem em seu PinePhone, você também pode encontrar instruções no GitHub.
Mas antes de fazer isso, certifique-se de ler as notas com atenção antes de começar, e também é provavelmente uma boa ideia entender o processo de retorno ao firmware de estoque caso algo dê errado.
Observe que se algo der errado e/ou você tiver um bootloader bloqueado, então você pode ter que usar um método mais complicado que envolve pontos de teste de curto na placa do modem.
Também tenha em mente que o firmware do modem de código aberto da PinePhone provavelmente sempre será um projeto não oficial. Há poucas chances de que os futuros PinePhones sejam enviados com o firmware instalado fora da caixa devido a “várias restrições legais”.