Para aqueles que (como eu) gosta de usar gestos, o Firefox permitirá rolar para frente/para trás com dois dedos no trackpad.
O Firefox oferece uma plataforma poderosa para a web. Desenvolvido e mantido pela Mozilla, o Firefox é um dos melhores navegadores de código aberto que vem com uma interface simples e suporte para várias extensões.
Há muito tempo, meu computador principal era um Macbook. Naquela época comprei um Magic Trackpad e fiz tudo com gestos naquele painel de toque, até supervitaminando-o com software de terceiros.
Quando comecei a usar mais laptops, meus computadores principais voltaram a usar Linux, mas sempre senti falta daqueles gestos que permitiam tanto. GNOME e KDE, entre outros, estão adicionando-os no Wayland, e o Firefox também tem algo a dizer a esse respeito.
Voltando aos meus dias com o Mac OS X, uma das razões pelas quais acabei usando o Safari foi o suporte total aos gestos do touchpad.
Por exemplo, você pode clicar com três dedos em um link para visualizar seu conteúdo sem entrar em uma página ou avançar ou voltar com um toque de dois dedos. Isso é algo que também poderemos fazer com o Firefox no futuro.
Firefox permitirá rolar para frente/para trás com dois dedos no trackpad
Isso, que eu li no OMG!Linux, ele já estava disponível pressionando a tecla Alt e as setas de navegação, mas não será mais necessário a partir do Firefox 103.
Tendo experimentado e lembrando aqueles dias do Safari no Macbook, há algo que sinto falta: o animação. Safari + Magic Trackpad segue o movimento dos dedos, e a nova página é sobreposta à anterior.
É um efeito que é muito vistoso, e também nos permite ver melhor o que está acontecendo.
Isso já funciona no Firefox Nightly mais recente e você não precisa ativar nada na seção de configurações avançadas.
Os gestos seriam dois dedos para a esquerda para voltar e dois para a direita para avançar, lembramos, sob Wayland. Isso pode ser feito no X11 com software extra, mas não por padrão, como o Firefox 103 permitirá.
Aqueles que estão interessados em experimentá-lo agora podem baixar o Firefox Nightly mais recente usando o seguinte tutorial:
Como instalar o Firefox Nightly no Linux manualmente
Lembre-se aqui que já se passaram muitos meses desde que você pode ter várias versões do Firefox instaladas sem que uma afete a outra.