No lançamento da versão 94, o Firefox para Android e iOS ganhou uma nova página inicial e a edição desktop melhorias de desempenho e ajustes de comportamento.
A Mozilla está trazendo uma nova experiência de página inicial para a versão móvel de seu navegador Firefox. Agora, ao iniciar o navegador ou visualizar uma nova guia, você será recebido por informações mais personalizadas.
Firefox para Android e iOS ganhou uma nova página inicial
Na parte superior da tela, você encontrará a lista usual dos “principais sites” fixada na parte superior da tela. Mas há coisas novas abaixo disso, quer você queira ou não.
Primeiro, há uma seção Jump back in que permitirá que você reabra a última guia aberta do navegador sem a necessidade de vasculhar o histórico do navegador.
Abaixo disso, há uma seção de pesquisas recentes, com pesquisas realizadas no navegador classificadas por tópico. A Mozilla diz que este é um recurso específico do Android, e as informações de pesquisa serão salvas por até 14 dias.
O Mozilla também está adicionando favoritos salvos recentemente à página inicial, e se você usar uma conta do Firefox para sincronizar seu desktop e navegadores móveis, os favoritos salvos recentemente de seu desktop aparecerão em seu dispositivo móvel.
E a empresa diz que está introduzindo uma experiência de abas sem desordem que irá ocultar abas inativas que você não vê há 14 dias.
Isso oferece aos usuários que gostam de abrir várias guias para ler mais tarde a capacidade de continuar fazendo isso, ao mesmo tempo em que não obstruem sua visualização indefinidamente.
As guias não visualizadas serão colocadas em um estado inativo, o que significa que ainda serão salvas, mas não ocuparão espaço visual até que você esteja pronto para visualizá-las e/ou fechá-las.
Esse recurso está sendo implementado primeiro no Android, mas a Mozilla diz que ele chegará ao iOS “nos próximos meses”.
Finalmente, a Mozilla diz que permitirá que você personalize os artigos recomendados do Pocket, selecionando quais tópicos você está interessado em ver. Este é outro recurso do Android agora, iOS posterior.
Para usuários de desktop, o Firefox 94 agora está sendo lançado para Windows, Mac e Linux. Entre outras mudanças no navegador de desktop:
- A versão do navegador para Mac agora usa o modo de baixo consumo de energia ao assistir a vídeos em tela cheia no YouTube e Twitch, a fim de estender a vida útil da bateria.
- Os usuários podem abrir o about:unloads na barra de localização para liberar recursos do sistema, descarregando manualmente as guias sem fechá-las.
- O Firefox para Windows irá baixar e instalar atualizações do navegador em segundo plano, em vez de avisá-lo, resultando em menos interrupções.
- Os usuários do Windows 11 também podem aproveitar as vantagens dos novos menus Snap Layouts com o Firefox.
- O isolamento do site ajudará a proteger contra ataques de canal lateral, como o Spectre.
- O Firefox não o avisará mais por padrão quando você sair do navegador usando um menu, botão ou comando de três teclas.