Firefox Nightly já têm suporte para HTTP/3 por padrão

A Mozilla anunciou que o Firefox Nightly já têm suporte para HTTP/3 por padrão. Confira os detalhes dessa novidade e veja como instalar a versão para testar.

HTTP/3 é a próxima versão principal do protocolo HTTP, que permite que o conteúdo seja transferido de servidores para clientes. O HTTP/3 difere das versões anteriores do HTTP porque usa o protocolo QUIC em vez do TCP e também inclui suporte TLS interno para criptografia.

Firefox Nightly já têm suporte para HTTP/3 por padrão
Firefox Nightly já têm suporte para HTTP/3 por padrão

O HTTP/3 padroniza o uso do protocolo QUIC como um transporte para HTTP/2. O QUIC é um complemento ao protocolo UDP que oferece suporte à multiplexação de várias conexões e fornece métodos de criptografia equivalentes ao TLS/SSL.

O protocolo QUIC foi desenvolvido pelo Google como uma alternativa ao TCP+TLS para a Web, os problemas de uma solução com ótimo tempo de instalação e compostos de coordenação no TCP e a eliminação de atrasos na perda de pacotes durante a transmissão de dados.

Entre os principais recursos do QUIC, destacam-se:

  • Alta segurança, semelhante ao TLS (de fato, o QUIC fornece a capacidade de usar TLS sobre UDP).
  • Controle de integridade do fluxo que evita a perda de pacotes.
  • A capacidade de estabelecer uma conexão instantaneamente (0-RTT, em aproximadamente 75% dos casos, os dados podem ser transferidos imediatamente após o envio do pacote de configuração da conexão) e garantir atrasos mínimos entre o envio de uma solicitação e Recepção de uma resposta (RTT, Tempo de ida e volta).
  • Não use o mesmo número de sequência ao retransmitir um pacote, o que evita ambiguidade na determinação de pacotes recebidos e elimina os tempos de espera.
  • A perda de um pacote afeta a entrega apenas do fluxo associado a ele e não interrompe a entrega de dados nos fluxos transmitidos em paralelo pela conexão atual.
  • Ferramentas de correção de erros que minimizam atrasos devido à retransmissão de pacotes perdidos. O uso de códigos especiais de correção de erros no nível do pacote para reduzir situações que requerem retransmissão de dados perdidos.
  • Os limites dos blocos criptográficos estão alinhados com os limites dos pacotes QUIC, o que reduz o efeito da perda de pacotes na decodificação do conteúdo dos pacotes a seguir.
  • Não há problemas com o bloqueio da fila TCP.
  • Suporte para o identificador de conexão, que reduz o tempo para estabelecer uma reconexão para clientes móveis;
  • Capacidade de conectar mecanismos avançados para controlar a sobrecarga de conexão.
  • Usando a técnica de prever a largura de banda em cada direção para garantir a intensidade ideal do envio de pacotes, impedindo que ela atinja um estado congestionado no qual a perda de pacotes é observada.
  • Desempenho notável e ganhos de desempenho sobre o TCP. Para serviços de vídeo como o YouTube, o QUIC mostrou uma redução de 30% nas operações de buffer ao assistir vídeos.

Agora, o site Ubunlog afirmou que a Mozilla anunciou há alguns dias que as próximas versões Nightly do Firefox, que formarão a base do lançamento do Firefox 72, já começarão a ter suporte inicial ao protocolo HTTP/3.

Como, por padrão, esse suporte ao HTTP/3 vem desativado, faz-se necessária a ativação pelo usuário da opção “network.http.http3.enabled” em “about:config“.

Firefox Nightly já têm suporte para HTTP/3 por padrão

O suporte ao Firefox HTTP/3 é baseado no projeto neqo da Mozilla, que fornece uma implementação de cliente e servidor para o protocolo QUIC. O código do componente para suportar HTTP/3 e QUIC está escrito em Rust.

Para testar a operação dos clientes HTTP/3, vários sites de teste foram iniciados, a maioria dos quais ainda não foram abertos corretamente no Firefox, pois o HTTP/3 ainda está no estágio de projeto de especificação e, finalmente, não é padronizado.

Essa nova versão do protocolo já está começando a ter testes e suporte adicional em alguns aplicativos, como é o caso do suporte experimental para HTTP/3 já estar dentro do Chrome e curl e, para os servidores, está disponível como módulo para nginx e um servidor de teste baseado na biblioteca de quiche (implementação de QUIC e HTTP/3 na nuvem Cloudflare Rust).

Por fim, a próxima versão do Firefox 72 deve ser lançada de acordo com o cronograma, já que o lançamento está previsto para 7 de janeiro do próximo ano.

Como instalar o Firefox Nightly e testar o suporte para HTTP/3

Para instalar a versão mais recente do Firefox Nightly nas principais distribuições Linux, uses esses tutoriais:
Como instalar o Firefox Nightly no Linux manualmente
Como instalar o Firefox Nightly no Ubuntu e derivados

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 324
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.