Segundo os desenvolvedores da Mozilla, o Firefox já tem data para matar o Flash e terá um gerenciador de processos. Confira os detalhes dessas importantes mudanças.
Os desenvolvedores da Mozilla divulgaram novidades sobre o trabalho que realizaram nas próximas versões do navegador Firefox e é isso que nas versões Nightly do Firefox (versão de desenvolvimento) com base nas quais o lançamento do Firefox 78 será formado, o que está programado para acontecer em 30 de junho.
Firefox já tem data para matar o Flash e terá um gerenciador de processos
A página de serviço
about:processes
foi adicionada, na qual um gerenciador de processos é proposto para o navegador e no qual, através de uma nova página, permite ao usuário avaliar quais processos estão em execução, quais threads internos são executados em cada processo e quanto cada thread e processo consome de CPU e recursos de memória.
No gerenciador de processos, é possível ver na forma de uma tabela o consumo da CPU dividido pelo código no espaço do usuário e no nível do kernel (ao fazer chamadas do sistema).
“Enquanto
about:performance
revela informações sobre guias e plugins em execução no navegador Firefox e seu impacto energético no sistema e qual memória é consumida por cada guia/plugin/navegador, a página de processo recém-criada mostra os seguintes dados sobre cada Processo do Firefox.”
Separadamente, os dados sobre o consumo de memória residente e virtual são exibidos, bem como a dinâmica das alterações no consumo de memória.
Informações sobre as telas gpu (renderização), web, isoladas pela web (guias separadas), extensão, privilégio de socket, socket e navegador (processo principal).
As páginas de serviços de diagnóstico disponíveis anteriormente incluem: about:support, about:performance, about:memory, about:networking, about:cache, about:webrtc e about:telemetry.
Flash: O fim está chegando…
Outra mudança que foi revelada na plataforma Mozilla Bugzilla é a data específica em que finalmente será completamente removido o suporte ao Adobe Flash do navegador, pois atualmente, embora muitos navegadores Web tenham começado a funcionar no processo de eliminação dessa tecnologia, mas eles ainda contêm suporte no código e o processo para sua eliminação é gradual.
No caso da Mozilla, seus desenvolvedores anunciaram que, para o lançamento do Firefox 84 (que deve acontecer em dezembro deste ano), qualquer suporte relacionado ao Flash será removido do código do navegador.
O Flash continua sendo o último plug-in NPAPI a ser suportado no Firefox depois de tornar as APIs da NPAPI obsoletas.
O suporte aos plugins Silverlight, Java, Unity, Gnome Shell Integration e NPAPI com suporte a codecs de multimídia foi descontinuado no Firefox 52, lançado em 2016.
Se você não está entendendo nada d qe estou falando é porque ainda não sabe nada sobre a decisão dos principais navegadores de declarar obsoleto o suporte da Adobe e remover a tecnologia Flash.
Isso ocorreu devido à chegada do HMTL 5, CSS3 e ao grande desenvolvimento que o JavaScript teve, o uso do Flash foi ficando cada vez menos recorrente e, além do fato de a tecnologia representar uma grande violação de segurança, muitos pararam de usá-la em favor do novo tecnologias.
Embora, como muitos de vocês saibam, o suporte ao Flash também possa ser ativado e desativado se o usuário fizer isso, e também foi mencionado que é possível que antes do lançamento do Firefox 84 para algumas categorias de usuários participantes do teste, que inclui o Modo de isolamento estrito para páginas Fission (arquitetura multithread modernizada, que implica separação por processo, não com base em guias, mas por separação de domínio, que permitirá o isolamento de blocos de iframe), esse suporte não está mais no navegador.
A capacidade de iniciar o plug-in do Adobe Flash ainda está no Firefox, mas desde o lançamento do Firefox 69 ele foi desativado por padrão (a opção de ativar o Flash individualmente para sites específicos permanece).
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE