E o Firefox 98 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o Firefox 98 já está disponível para download antes do lançamento oficial de amanhã (8 de março) para as plataformas Linux, Android, macOS, iOS e Windows.
Firefox 98 já está disponível para download
Enquanto a Mozilla mantém seu ciclo de lançamento mensal para novos lançamentos do Firefox, parece que o Firefox 98 é uma atualização menor que traz apenas algumas mudanças.
Uma das maiores mudanças é um novo fluxo de download otimizado, onde os arquivos são baixados automaticamente sem solicitar ao usuário que escolha entre abrir o arquivo com um determinado aplicativo ou salvá-lo.
Nas versões anteriores do Firefox, o usuário era avisado por uma caixa de diálogo ao tentar baixar um arquivo.
Essa caixa de diálogo continha uma opção que permitia fazer exatamente isso, definindo uma das ações disponíveis (abrir ou salvar), mas apenas para determinados tipos de arquivos.
Agora, isso é feito automaticamente no Firefox 98 para todos os arquivos para download.
A Mozilla diz que os usuários ainda podem abrir arquivos baixados do painel de downloads com apenas um clique.
Além disso, o Firefox 98 adiciona a capacidade de excluir arquivos baixados diretamente do painel de downloads por meio de uma nova opção de menu de contexto de clique com o botão direito do mouse.
Entre outras mudanças, esta versão promete melhorar o carregamento de add-ons durante a inicialização usando apenas chamadas de bloqueio webRequest.
De acordo com a Mozilla, as chamadas sem bloqueio do webRequest causaram uma inicialização antecipada de complementos, o que pode ser traduzido em um problema de desempenho para o Firefox, portanto, o navegador da Web deve iniciar mais rápido agora.
Para desenvolvedores da Web, o Firefox 98 habilita o elemento HTML por padrão para adicionar suporte para caixas de diálogo modais baseadas em HTML, melhora a propriedade hyphenate-character para definir uma string que é usada em vez de um caractere de hífen (-) no final de uma quebra de linha de hifenização, adiciona suporte para o elemento HTMLElement.outerText DOM e melhora a API navigator.registerProtocolHandler() para registrar manipuladores de protocolo para os esquemas ftp, sftp e ftps.
E, se você está se perguntando, Wayland ainda não está habilitado por padrão nesta versão, já que a Mozilla disse que é apenas um recurso para seus lançamentos Nightly (alpha) do Firefox, que também foi atualizado hoje para o Firefox 99, um lançamento que promete trazer Barras de rolagem de sobreposição GTK, suporte para pesquisa com ou sem diacríticos no visualizador de PDF, bem como a capacidade de alternar Narrate no ReaderMode com a tecla “n”.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Firefox
Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 98 em 8 de março de 2022, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição GNU/Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap