Firefox 96 já está disponível para download

Perto do lançamento oficial, o Mozilla Firefox 96 já está disponível para download. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o navegador Mozilla Firefox 96 já está disponível para download antes do lançamento oficial, que será em 11 de janeiro de 2022.

Novidades do Firefox 96

Firefox 96 já está disponível para download

O Firefox 96 é o primeiro lançamento do navegador de código aberto em 2022, trazendo um punhado de melhorias modestas de desempenho e segurança para tornar sua experiência de navegação na web mais estável, confiável e segura.

Por exemplo, a nova versão do Firefox reduz significativamente a carga do thread principal, melhora significativamente a supressão de ruído e o controle de ganho automático e melhora ligeiramente o cancelamento de eco para fornecer aos usuários uma melhor experiência geral.

Em termos de segurança, o Firefox 96 impõe a opção Cookie Policy: Same-Site=lax por padrão para proteger os usuários contra ataques Cross-Site Request Forgery (CSRF).

Para usuários do Linux, o Firefox 96 altera o atalho de teclado para a função “Selecionar tudo” de Alt + A para Ctrl + A.

Em versões anteriores, ambos os atalhos de teclado estavam disponíveis ao selecionar todo o texto de uma página da web, mas isso não é mais o caso porque a Mozilla deseja evitar conflitos de teclas de acesso e também resolver problemas de compatibilidade da web.

sobre isso, a Mozilla diz que:

“Se você quiser continuar usando o Emacs como atalhos de teclado, por exemplo, configurou suas configurações GTK para usar Ctrl + A como uma tecla de atalho para mover o cursor para o início de uma linha, você precisa alterar ui.key.textcontrol.prefer_native_key_bindings_over_builtin_shortcut_key_definitions e ui.key.use_select_all_in_single_line_editor de about:config. Essas preferências estão atualmente desabilitadas por padrão, mas seriam habilitadas por padrão em uma versão futura.”

Entre outras mudanças, o Firefox 96 corrige um problema em que o vídeo descarta o SSRC de forma intermitente, corrige um problema em que o WebRTC reduz a resolução de compartilhamento de tela, corrige a degradação da qualidade do vídeo em certos sites e adiciona a capacidade de escolher imprimir apenas as páginas pares/ímpares.

Mais alterações do Firefox 96 serão reveladas no dia 11 de janeiro de 2022, quando a Mozilla anunciará oficialmente a nova versão.

Até então, se você quiser usá-lo agora, você pode baixar os binários ou fontes a partir do servidor FTP da Mozilla.

Um pacote Snap também é fornecido lá para aqueles que desejam instalar o Firefox como um Snap.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox 96

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sair da versão mobile