Perto do lançamento oficial, o Mozilla Firefox 94 já está disponível para download. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o navegador Mozilla Firefox 94 já está disponível para download antes do lançamento oficial, em 2 de novembro de 2021.
Novidades do Firefox 94
O maior novo recurso do lançamento do Firefox 94 é a ativação da API EGL (OpenGL) para lidar com o gerenciamento de contexto gráfico no X11 para usuários Intel/AMD usando pilhas de gráficos Mesa recentes.
Este recurso substitui a antiga implementação do GLX e promete oferecer um aumento de desempenho em máquinas híbridas Intel/AMD.
Depois de atualizar para o Firefox 94, os usuários de Intel/AMD devem notar uma renderização WebGL mais rápida, uma renderização mais eficaz e, possivelmente, decodificação de vídeo VA-API em um futuro próximo.
De acordo com o desenvolvedor Martin Stransky, o EGL também unifica o caminho de renderização para X11 e Wayland. Isso significa que recursos feitos para o Wayland, como melhor suporte ao VSync ou renderização suspensa para janelas invisíveis, também estarão disponíveis para o X11.
“EGL é” novo “da perspectiva do desktop Linux e usado principalmente por Wayland, Android e vários dispositivos pequenos. Não é totalmente compatível com todos os drivers de desktop e tem falhas”, explica Martin Stransky. “Mas, à medida que o Wayland está ganhando impulso, a EGL está recebendo mais atenção e correções no desktop Linux”.
Claro, o Firefox 94 ainda usará GLX para usuários do driver gráfico NVIDIA proprietário no X11 até que uma versão futura de seu driver de vídeo obtenha suporte para EGL e dma-buf (eles estão trabalhando nisso).
Se você tiver problemas gráficos ou outros problemas em sua máquina Intel/AMD com Firefox 94, você pode voltar para o GLX definindo a opção gfx.x11-egl.force-disabled
em about:config
como true
.
Além da habilitação de EGL por padrão para usuários de Intel/AMD no X11, o lançamento do Firefox 94 apresenta uma nova página de configurações chamada about:unloads
, onde os usuários poderão descarregar manualmente as guias sem fechá-las clicando no botão Descarregar, em um tentativa de liberar recursos do sistema.
A página mostra como o Firefox prioriza as guias e qual guia será descarregada quando o descarregamento da guia for acionado.
Mais dos novos recursos do Firefox 94 serão revelados amanhã, 2 de novembro de 2021, quando a Mozilla lançará oficialmente a nova versão do navegador da web para todas as plataformas suportadas.
Até então, se você quiser usá-lo agora, você pode baixar os binários ou fontes a partir do servidor FTP da Mozilla.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap