E foi lançado o Firefox 93 com o suporte AVIF habilita por padrão, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Além disso, o Firefox é um software de código aberto gratuito disponível para Windows, macOS, Linux e Android.
Agora, a Mozilla empurrou o lançamento final de seu navegador Firefox 93 para os arquivos principais de todas as plataformas e arquiteturas suportadas, antes do lançamento oficial em 5 de outubro de 2021.
Novidades do Firefox 91
Finalmente, após vários atrasos, o suporte para o formato de imagem AV1 Image File Format (AVIF) de próxima geração, que é baseado no codec de vídeo AV1 moderno e livre de royalties, agora está habilitado por padrão.
Vale lembrar que deveria ter chegado no Firefox 86 primeiro, mas finalmente está aqui na versão do Firefox 93.
O suporte a AVIF no Firefox esteve em desenvolvimento por mais de quatro anos. O novo recurso apareceu desde o Firefox 86, mas não estava habilitado por padrão até agora devido a vários bugs e regressões.
O Firefox 93 é a primeira versão do popular navegador da web que o habilita por padrão para ajudá-lo a economizar ainda mais largura de banda.
Segundo a Mozilla:
“Ele oferece economia significativa de largura de banda para sites em comparação aos formatos de imagem existentes. Ele também suporta transparência e outros recursos avançados.”
Entre outras mudanças, o lançamento do Firefox 93 introduz um visualizador de PDF atualizado do Firefox que agora suporta o preenchimento de mais formulários adicionais, como formulários baseados em XFA usados por vários bancos e governos, bem como suporte para o pacote oficial Snap no AArch64 (ARM64) e arquiteturas ARMhf.
Além disso, o Firefox agora protege os usuários contra downloads inseguros, bloqueando automaticamente os downloads que dependem de conexões inseguras, o painel de download foi reformulado para seguir os estilos visuais do Firefox e os conjuntos de criptografia TLS usando 3DES foram desabilitados por padrão (eles podem ser habilitados em sistemas obsoletos existem versões do TLS).
Usuários com olhos de águia podem notar que a barra de progresso do download do Firefox agora respeita o esquema de cores do sistema em desktops Linux. O navegador estava aplicando seu próprio CSS à barra, o que, em certos temas GTK, a tornava invisível.
Usando o Firefox no Wayland? Nesse caso, você se beneficiará de uma implementação alternativa da área de transferência assíncrona. Diz-se que este recurso experimental anterior… “corrige vários problemas da área de transferência” que muitos experimentaram em compilações anteriores.
Uma tonelada de bugs foram, como sempre, corrigidos nesta versão. Entre os problemas resolvidos, alguns relacionados ao suporte do Firefox para o aplicativo leitor de tela Orca no Ubuntu; um lote de bugs relacionados ao som, incluindo um problema de microfone distorcido em aplicativos WebRTC; além de mais trabalho de back-end para oferecer suporte ao próximo recurso de isolamento de site ‘Fission’.
A Mozilla menciona nas notas de lançamento do Firefox 93 que “TLS ciphersuites que usam 3DES foram desativados”, e que o painel de download do navegador agora segue os estilos visuais do Firefox (mais recente), no entanto, o painel de download parece idêntico ao Firefox 92 no meu sistema, então YMMV.
O Firefox 93 no Windows pode… “descarregar automaticamente algumas guias com base na hora do último acesso, uso de memória e outros atributos [para] reduzir a falta de memória do Firefox”.
Um recurso similar voltado para a memória está em desenvolvimento para o sistema Linux, então fique atento para ele em uma versão futura.
O Firefox 93 no macOS mostra um prompt de primeira execução quando os usuários executam o Firefox a partir de uma imagem de disco montada (.dmg) em vez de um local instalado como a pasta Aplicativos. Existe um patch para permitir que o Firefox reinicie automaticamente para aplicar atualizações quando nenhuma janela estiver aberta.
Por fim, a Mozilla apresentará oficialmente o lançamento do Firefox 93 amanhã, 5 de outubro de 2021.
Você pode baixar o Firefox 93 do site FTP da Mozilla agora; baixe-o a partir de 5 de outubro do site principal do Firefox; ou obtenha-o como uma atualização no aplicativo em sistemas/pacotes que o suportam, ou consulte mais abaixo como instalar esse navegador no Linux.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox 93
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap