Firefox 92 já está disponível para download antes do lançamento oficial

Perto do lançamento oficial, o Mozilla Firefox 92 já está disponível para download. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o Firefox 92 já está disponível para download um dia antes do lançamento oficial, programado para o dia 7 de setembro de 2021.

Novidades do Firefox 92

Firefox 92 já está disponível para download antes do lançamento oficial
Firefox 92 já está disponível para download antes do lançamento oficial

Sim. O navegador Firefox 92 entrou em teste beta público em 10 de agosto, e a versão final pode ser baixada agora mesmo dos servidores de download da Mozilla para sistemas Linux de 64 e 32 bits, bem como plataformas macOS e Windows, embora este último receberá a atualização em 7 de setembro por meio de atualizações OTA (Over-the-Air).

A maior novidade do Firefox 92 deveria ser a habilitação do formato de imagem AVIF por padrão, mas, pela quarta vez, foi adiado para o próximo lançamento, o Firefox 93, devido a uma regressão com algumas imagens não sendo carregadas com a imagem opção .avif.enabled definida como verdadeira.

É uma decepção, eu sei, pois os desenvolvedores do Firefox não descobriram o problema a tempo de corrigi-lo para a versão final do Firefox 92, mas tenha em mente que você sempre pode habilitá-lo, mesmo em versões anteriores do Firefox, definindo o parâmetro image.avif.enabled dentro da opção em about:config para true, embora provavelmente tenha bugs.

Os novos recursos e melhorias implementados no navegador Firefox 92 incluem a capacidade de realizar atualizações HTTPS automaticamente quando o HTTPS RR está disponível (usando HTTPS RR como cabeçalhos Alt-Svc), menus atualizados da barra de ferramentas de favoritos para seguir os estilos visuais do Firefox e erro de certificado redesenhado páginas para uma melhor experiência do usuário.

Além disso, este lançamento prometia um visualizador de PDF aprimorado do Firefox com suporte para o preenchimento de mais formulários, como formulários baseados em XFA usados ​​por vários governos e bancos, durante a fase beta, então isso pode estar disponível na versão final também.

Dito isso, fiquem de olho no Blog, pois caso apareça alguma outra novidade, irei atualizar este artigo ou publicar uma nova notícia sobre o lançamento.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.