Firefox 91 lançado como a nova série ESR, e com várias melhorias

E foi lançado o Firefox 91 como a nova série ESR, e com várias melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Passou-se um pouco menos de um mês desde que o Firefox 90 chegou com o suporte a FTP completamente removido, e agora o Firefox 91 já está aqui com várias melhorias e correções de bugs.

Novidades do Firefox 91

Firefox 91 lançado como a nova série ESR, e com várias melhorias

Firefox 91 traz de volta o recurso de impressão simplificada para uma página de visualização de impressão descomplicada (disponível em Mais configurações > Formatar> Simplificado na caixa de diálogo Visualizar impressão).

No entanto, deve-se observar que esse recurso não funciona em todas as páginas.

O Firefox 91 também melhora a política HTTPS-First para janelas de navegação privada para permitir que eles façam todas as conexões a um site seguro (HTTPS), bem como retroceder para conexões inseguras (HTTP) apenas quando um site não oferece suporte a conexões seguras.

Também para janelas de navegação privada, a nova versão do Firefox melhora a barra de endereço para fornecer resultados de Mudar para guia.

Além disso, há um novo local no Firefox 91, ou seja, Scots (sco) para usuários escoceses, um recurso aprimorado de Proteção Total de Cookies para evitar vazamentos de dados e algumas melhorias de desempenho.

Para desenvolvedores da web, o Firefox 91 atualiza a API Visual Viewport, que fornece um mecanismo explícito para consultar e modificar as propriedades da janela de visualização visual, para suportar plataformas de desktop (por exemplo, Linux, macOS, Windows).

Além disso, o Firefox 91 é uma série ESR (Extended Support Release), que terá suporte pelos próximos 12 meses com atualizações de manutenção, substituindo a série ESR do Firefox 78 lançada no ano passado.

Os usuários do ESR terão até novembro de 2021 para atualizar suas instalações para a nova versão do ESR.

O Firefox 91 agora está sendo lançado como uma atualização OTA (Over-the-Air) para usuários do macOS e do Windows, bem como para usuários do Linux que usam o pacote binário oficial.

Aqueles de vocês que têm o Firefox instalado a partir dos repositórios de sua distro terão que esperar até que a nova versão chegue nos arquivos estáveis, ou você pode baixar a nova versão do site oficial, seguindo as instruções mais abaixo.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sair da versão mobile