E o Firefox 89 já está disponível para download com uma nova aparência, privacidade aprimorada e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o navegador Mozilla Firefox 89 está agora disponível para download, trazendo um novo visual para os usuários do Linux, configurações de privacidade aprimoradas, bem como várias outras mudanças.
Novidades do Firefox 89
O Firefox 89 está em testes beta públicos desde 20 de abril. Demorou um pouco mais para lance esta versão já que a Mozilla estendeu o ciclo de teste beta para 6 semanas em vez de 4.
Mas ele finalmente está aqui, e você pode aproveitar o novo visual que apresenta o cromo e a barra de ferramentas simplificados do navegador, um novo design de guia com guias flutuantes, menus simplificados, infobars e prompts modais atualizados, uma paleta de cores refinada, uma nova primeira execução página de boas-vindas, bem como um estilo mais consistente e iconografia mais leve.
Além disso, o Firefox 89 vem com configurações de privacidade aprimoradas, implementando a versão 2 do recurso SmartBlock introduzido no Firefox 87 para permitir uma experiência de página da web perfeita ao bloquear rastreadores e estendendo o recurso Proteção Total de Cookie introduzido no Firefox 86 para o modo de navegação privada.
Para desenvolvedores da web, o lançamento do Firefox 89 promete suporte para a API Event Timing e a consulta de mídia CSS de cores forçadas.
Por fim, ele traz algumas melhorias no desempenho de carregamento da página por meio de uma implementação não nativa de controles de formulário da Web que apresenta um design novo e moderno.
Com instalar o Firefox
A Mozilla planeja anunciar oficialmente o lançamento do Firefox 89 hoje, 1º de junho de 2021, quando também começará a ser implementado para usuários Linux que usam a versão binária oficial, bem como para usuários macOS e Windows.
Mas, se você não pode esperar até amanhã, você pode baixá-lo agora mesmo do servidor FTP da Mozilla.
E se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap