E o Firefox 86 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o navegador Mozilla Firefox 86 já está disponível para download antes do lançamento oficial de amanhã, para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, macOS e Windows.
Novidades do Firefox 86
O Firefox 86 também permite suporte a vários Picture-in-Picture por padrão para permitir que você veja mais de um vídeo por vez no modo Picture-in-Picture (PiP), suporte do modo Leitor para páginas HTML locais, gerenciamento de cartão de crédito e recursos de preenchimento automático para Usuários canadenses, bem como uma caixa de diálogo sobre o Firefox renovada.
Além disso, esta versão é a primeira a desativar a tecla Backspace para navegar de volta em um site por padrão.
Isso pode ser reativado definindo a opção browser.backspace_action
em about:config
de 2
a 0
.
Mas a maior novidade no Firefox 86 é a habilitação do suporte para AV1 Image File Format (AVIF) por padrão.
AVIF é um formato de arquivo de imagem poderoso, livre de royalties e de código aberto projetado para codificar fluxos de bits AV1 no contêiner HEIF (Formato de arquivo de imagem de alta eficiência).
No Firefox 86, apenas o suporte básico é oferecido, o que significa que recursos como imagens animadas e suporte de espaço de cores ainda não são suportados.
O suporte AVIF estava disponível na versão anterior do Firefox, mas não vinha habilitado por padrão.
Portanto, você pode habilitá-lo definindo a opção image.avif.enable
em about:config
como true
.
O formato de imagem AVIF oferece algumas vantagens impressionantes em comparação com JPEG ou WebP, como um modo de compactação sem perdas, melhor compactação, tamanhos de imagem até 50% menores, armazenamento de várias imagens e animação, suporte a canal alfa para transparência, suporte a ampla gama de cores, e até mesmo suporte HDR.
Para usuários de Linux e Android, o navegador Firefox 86 ativa uma nova proteção para mitigar os chamados ataques Stack Clash, um conjunto de vulnerabilidades antigas no gerenciamento de memória de vários sistemas operacionais que podem levar ao aumento de privilégios.
Mais detalhes estão disponíveis aqui. Além disso, esta é a primeira versão do navegador da web para desativar o suporte DTLS 1.0, que foi usado para WebRTC PeerConnections.
O Mozilla informa aos usuários que todos os serviços WebRTC precisam oferecer suporte ao DTLS 1.2 a partir de agora como a versão mínima do DTLS.
Se você não pode esperar até o lançamento oficial de amanhã, você pode baixar o Firefox 86 agora mesmo do servidor FTP da Mozilla.
Com instalar o Firefox
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap