Agora que o Firefox 84 foi lançado, a Mozilla já trabalha na próxima versão, e o Firefox 85 irá eliminar o suporte ao Adobe Flash (finalmente), além de trazer outras novidades.
O Firefox 84 chegou na terça-feira com o recurso WebRender habilitado por padrão para alguns sistemas Linux usando X11 e o ambiente de desktop GNOME, bem como a capacidade de alocar memória compartilhada em sistemas Linux para melhor desempenho e maior compatibilidade com Docker.
O Firefox 84 também é a última versão do popular navegador da web a oferecer suporte ao plug-in Adobe Flash Player, que não será mais compatível com a Adobe após 12 de janeiro de 2021.
Sim. Embora você provavelmente esteja gostando de seu novo navegador Firefox 84, a Mozilla já está trabalhando na próxima versão, o Firefox 85, que agora, chegou ao canal beta público.
Firefox 85 irá eliminar o suporte ao Adobe Flash (finalmente)
Portanto, o Firefox 85 será o primeiro lançamento do navegador Mozilla a não oferecer mais suporte ao Adobe Flash Player, o que melhorará o desempenho e a segurança.
De acordo com a Mozilla, não haverá configuração no Firefox 85 e versões futuras para reativar o suporte ao Adobe Flash Player.
O Firefox não é o único navegador da web a abandonar o suporte ao Adobe Flash, pois outros navegadores farão o mesmo em seus próximos lançamentos importantes, em 2021.
Segundo a Mozilla:
“Mesmo se você instalar uma versão mais antiga do Firefox, o próprio plugin do Flash irá parar de carregar o conteúdo do Flash após 12 de janeiro de 2021.”
Além de descartar o suporte para Adobe Flash Player, o próximo lançamento do Firefox 85 tornará mais fácil remover todos os seus logins salvos de uma vez em vez de excluir cada um individualmente.
Isso é possível implementando uma nova opção “Remover todos os logins” no menu de hambúrguer localizado no lado direito da página about:logins
.
A versão final do Firefox 85 está marcada para 26 de janeiro de 2021, mas se você for um dos primeiros a adotar, você pode baixar a versão beta agora mesmo do site oficial.
Porém, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, então não a use para nenhum trabalho de produção.