E foi lançado o Firefox 82 com aumentos de velocidade, bloqueio de download malicioso e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, Uma nova versão do navegador Firefox está disponível para download para sistemas Windows, macOS e Linux no servidor de lançamentos Mozilla, o Firefox 82.
Novidades do Firefox 82
O Firefox 82 não é um lançamento com muitos recursos.
Na verdade, o desenvolvimento de recursos para o Firefox parece estar desacelerando em geral – a Mozilla recentemente demitiu uma parte considerável da equipe de desenvolvimento do navegador – mas uma rodada bem-vinda de melhorias e mudanças estão disponíveis por meio deste aumento.
Primeiro, o Firefox 82 agora bloqueia downloads maliciosos automaticamente.
Você sabe o tipo de download que quero dizer: aqueles que você não pediu. Você visita uma página da Web aleatória e, sem qualquer solicitação sua, uma falsa “atualização do Flash” ou “patch de segurança” começa a navegar em sua largura de banda.
Embora o Firefox esteja bastante atrasado em adotar esse comportamento – o Chrome o tem há anos – é melhor tarde do que nunca. O navegador também o notifica quando bloqueia um download, ele é considerado inseguro ou indesejado (e você pode ignorá-lo).
A Mozilla também afirma que o navegador é mais rápido nesta versão:
- Layouts da web baseados em Flexbox carregam 20% mais rápido;
- Restaurar uma sessão é 17% mais rápido.
Se você não desabilitou as recomendações do Pocket, você pode “curtir” 7 linhas de histórias recomendadas na página Nova guia do Firefox 82. Usuários na Alemanha e no Reino Unido também podem ver ‘conteúdo patrocinado’ apresentado nessas recomendações.
Ambas as mudanças podem, como você esperaria do Mozilla, ser desativadas.
A IU ‘Salvar no Pocket’ tem uma nova aparência. Salvar histórias da web no serviço de leitura posterior é mais rápido e intuitivo. E, quando aplicável, o pop-over de economia de bolso recomendará histórias relacionadas que outros usuários do serviço esconderam para leitura em um dia chuvoso.
Se você usa uma conta do Firefox para sincronizar favoritos, senhas e configurações do navegador entre dispositivos, você terá interesse em saber que mais configurações estão sincronizadas.
No Firefox 82, a opção “preferências de sincronização” também sincroniza suas configurações de rolagem, ‘avisar ao sair’, preferências de imagem em imagem e configuração de teclado na tela.
Estas e outras mudanças no Firefox 82 em um relance:
- Bloqueia downloads inesperados/indesejados;
- 7 linhas de histórias recomeçadas via Pocket;
- Botão picture-in-picture redesenhado;
- Conteúdo patrocinado para usuários da Alemanha e do Reino Unido;
- Coleta de dados de telemetria de back-end do Linux;
- Capacidade de adicionar mecanismos de pesquisa personalizados por URL;
- Experiência aprimorada de ‘Salvar no bolso’;
- Removido o suporte a FTP;
- Agora é possível sincronizar mais preferências;
- Visualizador de PDF atualizado;
- WebRender habilitado para mais usuários;
- about:performance tweaks.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox 82 aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar o Firefox 82 chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap