E o Firefox 81 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Com lançamento previsto para 22 de setembro, o navegador Mozilla Firefox 81 está agora disponível para download no servidor oficial de download para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, Mac e Windows.
Novidades do Firefox 81 que já está disponível
O Firefox 81 continua o ciclo de lançamento mensal e traz um monte de novos recursos e melhorias para tornar sua experiência de navegação na web melhor, mais rápida, mais estável, mais segura e, em última análise, mais agradável.
O maior recurso novo no Firefox 81 parece ser novos controles de mídia que permitem aos usuários controlar a reprodução de áudio e vídeo através das teclas de mídia de hardware em um teclado, as teclas de mídia em um fone de ouvido ou uma interface de controle de mídia virtual.
No Linux, esta versão habilita a aceleração de hardware VA-API/FFmpeg para reprodução de vídeo por padrão em sistemas que usam o servidor de exibição tradicional X11/X.Org Server.
Este recurso foi introduzido no Firefox 80, mas foi desabilitado por padrão, então o usuário tinha que habilitá-lo em about: config.
Também no Linux, há uma nova configuração oculta que permite aos usuários substituir a preferência de restaurar janelas em espaços de trabalho específicos.
Para habilitá-lo, você terá que digitar about: config na barra de endereço para acessar as configurações avançadas e, em seguida, adicionar e definir o valor de preferência widget.workspace-management.
Outros novos recursos do Firefox 81 incluem a capacidade de salvar, gerenciar e preencher automaticamente informações de cartão de crédito, suporte para preenchimento de formulários para documentos PDF, descoberta aprimorada de imagem em imagem, controles de áudio e vídeo mais acessíveis para usuários de leitores de tela. como videoconferência aprimorada com Jitsi.
Claro, também há um monte de novos recursos para desenvolvedores web, incluindo suporte para campos privados JS (JavaScript), dobramento de código no console DevTools, CSS cross-fade, CSS overflow-clip, bem como HTML inerte e sub inerte -trees.
Se você não pode esperar até o lançamento oficial de amanhã, você pode baixar o Firefox 81 agora mesmo do servidor FTP da Mozilla.
Com instalar o Firefox 81
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox 78.0.1 aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap